Mundo
Em meio às tensões com a Coreia do Norte, Coreia do Sul mostrou seu poderio militar em desfile
A Coreia do Sul mostrou seu poderio militar em um desfile na capital Seul nesta terça-feira (26), em meio às tensões com a Coreia do Norte. O evento, que celebrou o 75º Dia das Forças Armadas, contou com a participação de soldados sul-coreanos e norte-americanos, além de exibir armas e equipamentos fabricados no país.
O presidente Yoon Suk Yeol discursou na Base Aérea de Seul, sob chuva, e alertou Pyongyang contra o uso de armas nucleares. Ele disse que o regime norte-coreano seria aniquilado por uma resposta esmagadora da aliança Seul-Washington, caso atacasse com armas atômicas.
O desfile foi o primeiro na Coreia do Sul desde 2013 e teve como objetivo mostrar ao povo coreano que o país é uma potência global, segundo o pesquisador Peter Layton. Ele disse que o evento também destacou a indústria de defesa coreana, que cresceu rapidamente nas exportações, e a aliança duradoura com os EUA.
Yoon e o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciaram em abril um novo acordo para deter a agressão norte-coreana, incluindo a implantação de um submarino nuclear dos EUA na Coreia do Sul. Em agosto, eles se reuniram com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em uma cúpula histórica em Camp David, onde anunciaram novos exercícios militares e uma linha direta para comunicações de crise.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

