Ceará
Empresas de telecomunicações temem interferência da usina de dessalinização na internet
Empresas de telecomunicações estão preocupadas com a instalação da usina de dessalinização na Praia do Futuro, em Fortaleza. Elas alegam que o local é estratégico para a passagem de cabos submarinos que transmitem o sinal digital para todo o continente.
O presidente da Cagece, Neuri Freitas, negou que a Dessal do Ceará possa prejudicar ou interromper o fornecimento de internet na região. Ele afirmou que o projeto foi elaborado com cuidado e que não há risco de danificar os cabos submarinos.
Em entrevista à Rádio Verdes Mares nesta sexta-feira (10), Neuri disse que houve muito ruído e boato sobre o assunto, sem um aprofundamento técnico. Ele ressaltou que a usina de dessalinização é uma obra importante para garantir o abastecimento de água na Capital.
Neuri explicou que a usina vai captar água do mar a uma profundidade de 15 metros e a uma distância de 1,5 quilômetro da costa. Ele disse que os cabos submarinos ficam a uma profundidade de 30 metros e a uma distância de 3 quilômetros da costa. Ele garantiu que não haverá nenhuma interferência entre os dois sistemas.