Iguatu
Encontro discute desenvolvimento econômico de Iguatu

Políticos, empresários e varejistas recepcionaram o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará – SDE, César Ribeiro, a fim de apresentar as demandas do setor produtivo da Região Centro-Sul, apresentar necessidades e buscar soluções para alavancar a economia local. O encontro aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu.
Ao secretário da SDE foram apresentadas diversas demandas de representantes do comércio, serviço, agronegócio, metal mecânico e ‘economia criativa, com o objetivo de mostrar a real necessidade da criação de um distrito industrial. “Vai sair algo de concreto. Vamos radiografar Iguatu. A cidade é importantíssima para desenvolvimento regional e olharemos as demandas para fortalecer a economia local”, disse César.
Distrito Industrial
O encontro contou com a presença do prefeito e vice de Iguatu, Ednaldo Lavor e Marcos Sobreira, respectivamente, da deputada estadual Miriam Sobreira, e secretariado municipal. O gestor iguatuense vislumbrou a implantação de um Distrito Industrial. “Queremos algo que funcione, incialmente fortalecendo quem gera emprego e movimenta a encomia local nos últimos anos. Nada de elefante branco no momento”, ressaltou Ednaldo.
O secretário estadual comentou a demanda mais solicitada na reunião. “Vamos analisar as condições para trazer um distrito industrial à cidade, visando unificar a atuação das micro e pequenas empresas, trabalhando juntos, focados para o fortalecimento da região e fazer essa cadeia positiva em torno do desenvolvimento econômico, que é o que nós estamos buscando”, afirmou Cesár.
Fazendo valer do forte potencial agrícola da cidade, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu sugeriu que município pleiteasse junto ao estado a vinda de uma CEASA (Central de Abastecimento do Ceará) para distribuição de hortaliças frutas verduras. “A vinda de um centro irá desenvolver, regulamentar e organizar as comercializações dos produtos da hortifruticultura em nível de atacado. E devido nossa área irrigada ser enorme, a produção atenderia a demanda regional”, afirmou Mário Rodrigues.
Mário disse ainda que a câmara está aberta para qualquer lei que mire o progresso econômico municipal. “O mais certo é que tenhamos uma lei de incentivos. E disponibilizamos na internet de fácil acesso pra empresário e investidor veja o que o município tem a oferecer e possa vir se instalar, gerando emprego e renda, pois é o que mais interessa no momento”, afirmou.
Visitas
O secretário estadual e parte da sua equipe visitaram fábricas de peças íntimas que geram 150 empregos e uma das cerca de 50 pequenas indústrias de cadeiras de balanço e fibra da região, setores que movimentam a economia local.
Dentre as indústrias visitadas estava Dakota, que planeja ampliar o setor produtivo. De acordo com o diretor industrial da indústria em Iguatu e também em Russas, Delmar Welter, o grupo planeja crescer 12% em 2017 e pretende ainda ampliar a atuação do setor no município iguatuense com a criação de um novo galpão. Atualmente, a Dakota tem uma produção entre 10 e 12 mil pares de sapato por dia.
Encaminhamentos
Como encaminhamento ficou acertado que uma ‘comissão mista’ forma pelas secretarias SDE/Iguatu, Agricultura e Ciência e Tecnologia, elaborarão um estudo junto com a pasta estadual no intuito de encontrar soluções para geração de emprego e renda. “Já possuímos relatórios preliminares do que é produzido e gerado na cidade no que se refere a desenvolvimento. Vamos criar uma sala do empreendedor no propósito de receber os iguatuenses buscar soluções para apoiar também o pequeno empresário”, finalizou o secretário de desenvolvimento econômico municipal, Murilo Braga.
Saiba mais
Distrito industrial é um espaço urbano, de tamanho semelhante ao de um ou mais bairros, que possui incentivos fiscais. Alguns distritos chegam a ter o tamanho de uma regional ou de uma região administrativa, como é o caso da Zona Franca de Manaus. No Ceará o espaço mais bem sucedido é da cidade de Maracanaú, que existe há 51 anos, hoje com 84 indústrias em funcionamento o espaço gera mais 50 mil empregos diretos.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos2 dias atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos5 dias atrás
Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades