Iguatu
Enel Distribuição Ceará, forma turma mista de 47 novos eletricistas em Iguatu
A Enel Distribuição Ceará, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou mais uma formatura do Projeto Escola de Eletricistas, desta vez em Iguatu. A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira (28/02), às 9h, no auditório da sede da Enel em Iguatu (Rua Carlos Roberto Costa, 1295). O total de 47 novos eletricistas, entre homens e mulheres, receberão seus certificados, após concluírem com êxito o programa intensivo de capacitação. A iniciativa visa não apenas qualificar profissionais para o setor elétrico, mas também ampliar a presença feminina na área, promovendo inclusão e equidade de gênero.
A inserção de mulheres no setor elétrico é uma preocupação crescente da Enel, que tem trabalhado para reduzir as barreiras de entrada e estimular a participação feminina em áreas tradicionalmente ocupadas por homens. Ao formar turmas mistas na Escola de Eletricistas, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e com a construção de um ambiente mais igualitário no mercado de trabalho.
O curso teve duração de seis meses, com início em setembro de 2024, e ofereceu uma formação completa, abrangendo módulos teóricos, práticos e comportamentais. Durante o treinamento, os alunos receberam bolsa-auxílio para transporte e alimentação, garantindo que, especialmente as mulheres, tivessem as condições necessárias para se dedicar integralmente aos estudos sem precisar optar entre trabalhar ou estudar.
Esta ação integra o programa “Conexões para o Futuro” da Enel Brasil, que reúne diversas iniciativas de capacitação profissional alinhadas ao compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, a equidade de gênero e a responsabilidade social.
“A qualificação de novos eletricistas é essencial para fortalecer o setor elétrico e ampliar as oportunidades de emprego. Além disso, fomentar a inclusão feminina nessa área é um passo fundamental para um mercado mais diverso e igualitário. A Enel acredita que capacitar profissionais, independentemente do gênero, não apenas melhora a qualidade dos serviços prestados, mas também gera um impacto positivo direto na comunidade, impulsionando o desenvolvimento local e criando valor sustentável onde atuamos”, destaca Ana Cilana Braga, Responsável de Sustentabilidade da Enel Ceará.
O compromisso da Enel com a capacitação profissional vai além da formação técnica. A empresa busca desenvolver profissionais preparados para atuar com segurança, eficiência e responsabilidade, garantindo um setor elétrico mais inclusivo e inovador. Além de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e reduzir o tempo de atendimento aos clientes, a iniciativa também fomenta a economia local, criando novas oportunidades de trabalho e contribuindo para o crescimento sustentável das comunidades onde a empresa está presente.
Sobre a Enel Distribuição Ceará
A Enel Distribuição Ceará, subsidiária da multinacional italiana Enel, distribui energia para cerca de 4,3 milhões de unidades consumidoras, atendendo 184 municípios e abrangendo 100% do território do Ceará, com uma área de 148.825 km². A companhia possui 29 unidades operacionais, 189 pontos de atendimento, 3 unidades móveis e 6 pontos de atendimento em Vapt-Vupt. Além disso, conta com 128 subestações e mais de 156 mil quilômetros de rede elétrica, distribuídos em alta, média e baixa tensão. A estratégia de atuação da Enel é orientada pelo seu Plano de Sustentabilidade e pelos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

