Brasil
Enem: candidatos com isenção de taxa de inscrição negada podem entrar com recurso até sexta (18)
Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e teve o pedido indeferido tem até a próxima sexta-feira, 18, para entrar com recurso e tentar reverter a situação. O prazo foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde ontem, 14.
Os resultados das justificativas de ausência da edição passada, necessárias para solicitar o benefício neste ano, e dos pedidos de isenção estão disponíveis na Página do Participante desde o dia 9 de junho. É também por meio dessa página que os recursos devem ser solicitados.
Têm direito à isenção aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública – ou com bolsa de estudo integral na rede privada –, no ano de 2021, também podem de pedir o benefício.
O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Ainda não há informações no edital do exame quanto ao valor da inscrição mas, na edição anterior, não isentos tiveram que pagar R$ 85 para participar. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no próximo dia 25.
INSCRIÇÃO E PROVAS
Conforme anunciado pelo Inep, as inscrições serão disponibilizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante. O órgão também anunciou 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para a versão digital do exame.
Já as provas do Enem 2021 serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa como na digital.
O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar no ensino superior de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Mas as possibilidades ofertadas pelo Enem não param por aí, atualmente 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Noticias2 semanas atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias2 semanas atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
CeLelebridades1 semana atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Ceará1 semana atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Iguatu7 dias atrásIguatu regulariza R$ 1,63 milhão em consignados não repassados à Caixa e greve é suspensa após acordo mediado pelo TJCE
-
Noticias7 dias atrásBebês prematuros participam de ensaio fotográfico de Natal em UTI no Pará e emocionam famílias: “trouxe paz ao coração”, diz mãe
-
Noticias1 semana atrásMinistro anuncia renovação automática e gratuita da CNH para motoristas sem infrações

