Regional
Estação de Trem de Cedro passa por ampla reforma para abrigar museu e memorial

Em breve a população de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, voltará a contar com um espaço histórico da cidade. Está em fase de conclusão às obras de reforma da antiga Estação Ferroviária de Cedro. Além do museu, instalado no salão principal, o espaço acolherá a Secretaria da Cultura e o Memorial Ivens Dias Branco, contando a história do empresário cedrense.
O histórico prédio abriga objetos da época em que a ferrovia era a principal fonte de economia no município e o mais eficiente modo de transporte no país.
O Prefeito de Cedro, Nilson Diniz, informa que a obra de restauração do patrimônio público faz parte dos preparativos para o centenário da estação que acontecerá no dia 15 de Novembro. “É com alegria que estamos dando continuidade ao projeto de recuperação deste importante e afetivo patrimônio do povo de Cedro”.
Melhorias
A reforma da Estação Ferroviária dará aos visitantes a oportunidade de reviverem um pouco da história da cidade e de pensar o futuro. As obras contemplam a substituição total do telhado, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pisos e revestimentos, novas pinturas, cobertura do canal para a criação de uma praça de alimentação, adaptações de salas para lanchonete, além de trabalhos de recuperação e substituição de esquadrias, construção de novos banheiros, revitalização das calçadas, área dos trilhos e a construção de estacionamento. Na obra, estão sendo utilizados recursos oriundos do próprio município.
A Assistente Social, Mirna Correia, parabenizou a gestão municipal pela reforma, ela lembra que trata-se de um resgate da história do nosso município, incluindo as histórias do seu avô, Chico Correia, homem que dedicou-se ao crescimento deste município. “Emociono-me ao presenciar que a história da ferrovia em nosso município está sendo resgatada e meu avô sempre me conta suas idas e vindas em décadas passadas”.
A lembrança do empresário Ivens Dias Branco
A prefeitura de Cedro, em parceria com o Sesc, implantará um memorial para homenagear um dos cedrenses mais ilustres, o nosso conterrâneo, renomado empresário cearense Ivens Dias Branco, falecido em junho deste ano. O Memorial e o Museu terão a curadoria de Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – Nova Olinda).
A Prefeitura investiu R$ 321 mil no projeto.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Noticias1 semana atrás
Entenda por que o Ceará continua registrando chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa
-
Noticias2 semanas atrás
Realeza Nordestina completa 15 anos com Mostra Cultural na comunidade de Santarém, em Orós – CE
-
Noticias1 semana atrás
Edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi divulgado
-
Noticias1 semana atrás
Enel é multada em R$ 16 milhões por reter parte de doações feitas por clientes a instituições filantrópicas
-
Noticias1 semana atrás
Vacina quadrivalente ACWY começa a ser aplicada em crianças a partir de 1 ano pelo SUS
-
Iguatu7 dias atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Iguatu6 dias atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Aumento de etanol na gasolina impulsiona demanda por milho e soja no Brasil