Ceará

Famílias do interior do CE esperam o dobro do tempo da Capital na fila de adoção

Published

on

O tempo médio de espera entre o momento que um cearense dá entrada no processo até conseguir adotar uma criança ou adolescente no Estado é de 8 anos. Desse total, o pretendente leva cerca de 1 ano só para conseguir entrar na fila, segundo o Ministério Público do Estado (MPCE). As informações são do Diário do Nordeste.

Já em Fortaleza, apesar de estar distante do ideal, a duração do processo completo é menor: é preciso esperar, em média, 4 anos e meio para conhecer um filho e levá-lo para casa. Só para ingressar na fila, são cerca de 6 meses.

879 crianças e adolescentes, enquanto isso, vivem hoje em unidades de acolhimento à espera de uma família, conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.

Seis anos de espera é uma criança que está crescendo. Quanto mais tempo passa abrigada, mais perde a chance de ser adotada. Arrumei tudo, passou anos e não chegou. Dei todas as roupas e brinquedos.
JÉSSICA FRANÇA
Cabeleireira

Durante esse tempo, em paralelo, propostas de adoção ilegal se acumularam. “As pessoas sempre diziam ‘Fulana vai ter menino e não quer, pega’. Mas eu sempre disse que não queria nada ilegal, queria tudo na legalidade”, sentencia.

EM ALTA

Sair da versão mobile