Noticias
Feirantes e mototaxistas ocupam a Ciclofaixa de Lazer

A disputa por espaço dos feirantes da rua José Avelino e vias do entorno, no Centro, chega à Ciclofaixa de Lazer. Nas manhãs de domingo, quando parte das ruas da Capital são reservadas às bicicletas, o trecho próximo à 10ª Região Militar, na avenida Alberto Nepomuceno, é tomado por mototaxistas e feirantes. Os ciclistas são obrigados a transitar entre os veículos.
Além do fluxo intenso de pedestres e das motocicletas estacionadas, a situação piora no fim da manhã, quando as barracas são desmontadas e as estruturas são postas sobre a ciclofaixa. Quando O POVO esteve na Travessa Icó e no Feirão do Viaduto, no último domingo de junho, havia guardas municipais e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) próximo ao ponto. Os agentes tentaram uma vez dispersar os mototaxistas e vendedores, mas, logo que a viatura passou, o local foi novamente ocupado.
O técnico em telefonia Patrício Canuto, 38, costuma passear de bicicleta no Centro aos domingos e conta que é necessário cuidado redobrado, principalmente no trecho que cruza a Travessa Icó. “O maior risco é de aparecer um carro ou um ônibus na hora que temos que desviar pela pista”, disse. O estudante de engenharia civil Renan Monteiro, 21, reclamou que a cobertura de algumas barracas toma a ciclofaixa e os ciclistas são obrigados a desviar.
Maria Valderina Brás, presidente da Associação de Feirantes e Ambulantes do Ceará, defende a categoria. Ela é responsável pela organização do comércio na Travessa Icó e nega que haja invasão da ciclofaixa por feirantes. Para ela, as irregularidades acontecem, mas são praticadas por mototaxistas. “Esse é o maior problema que estou tendo hoje. Já conversei com eles, com a Prefeitura, mas você sabe como eles são…”, apontou.
De acordo com nota da Secretaria Regional do Centro, a fiscalização dos espaços delimitados ao comércio na área é constante. A pasta esclareceu que recebe apoio de órgãos como AMC, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), “além de fiscais e auxiliares de fiscalização da própria Regional”, para o trabalho.
O Sindicato dos Mototaxistas de Fortaleza foi procurado pelo O POVO, mas as chamadas não foram atendidas.
Saiba mais
Desde 2013, a Prefeitura e os feirantes chegaram a um acordo sobre o horário de funcionamento da feira, que deve acontecer entre 19 horas de quarta-feira e 7 horas de quinta. Nos finais de semana, o comércio na região deve funcionar entre 19 horas de sábado e 11 horas de domingo. Além da rua José Avelino, que dá nome à feira, o comércio se estende pela Travessa Icó, Feirão do Viaduto e rua Governador Sampaio.
São comuns conflitos entre os feirantes e a Guarda Municipal por descumprimento dos horários de venda e do espaço reservado ao comércio. Muitos tomam parte da calçada na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Fonte: O POVO
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 13/03/2025 – ASSISTÊNCIA SOCIAL: E tem mais revelação bombástica!
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 12/03/2025 – Desvio de emenda parlamentar da APAE de Iguatu expõe irregularidades na Assistência Social
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 11/03/2025 – As cortinas de fumaça sobre os R$ 180 mil da APAE
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 10/03/2025 – Novas eleições para prefeito? Parece que a campanha em Iguatu já começou com tudo!
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/03/2025