Noticias
Festival Tamarineiras comemora cinco anos de atividades com foco na produção artística de mulheres do interior e da capital cearense
O Coletivo Cultura no Largo, de Icó-CE, está organizando a 5ª edição do Festival Tamarineiras, que acontecerá nos dias 8 e 9 de março. O evento promete celebrar a diversidade das expressões artísticas, com uma programação que inclui: Fotografia, dança, música, artes plásticas, teatro e poesia.
Além das manifestações artísticas, o festival também contará com Rodas de Conversa e debates sobre Militância Feminista, proporcionando um espaço para reflexão e diálogo sobre questões relevantes.
O Festival Tamarineiras é uma oportunidade para valorizar a cultura local e promover a integração entre artistas e a comunidade. Se você estiver na região de Icó ou puder visitar, não perca essa celebração da arte e da militância!
Este projeto é apoiado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Icó, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, (Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022).
“Um momento de celebração entre mulheres artistas de todo Ceará. Onde podemos encontrar acolhimento, partilha, conhecimento e respeito. Receberemos artistas de todo estado afim de compartilhar seus saberes artísticos e reforçar essa rede de mulheres que carregam a essência da arte e da cultura”, Alexia Duarte (Produtora Executiva).

Sobre o evento
O Cultura no Largo é um coletivo de produção artística que iniciou suas atividades em 2015 na cidade de Icó/CE, uma localidade rica em histórias e lendas, conhecida por abrigar um dos maiores sítios arquitetônicos do Ceará, datado do século XVIII. O coletivo é hoje reconhecido como Ponto de Cultura, uma certificação que valoriza iniciativas culturais comunitárias.
Um dos eventos promovidos pelo coletivo é o Festival Tamarineiras, cuja primeira edição ocorreu sob as frondosas tamarineiras localizadas em frente ao casarão de Dona Glória Dias, uma figura histórica de Icó. Dona Glória ficou conhecida por suas disputas com o Barão do Crato, que ameaçou derrubar as árvores que hoje dão nome ao festival. A resistência de Dona Glória e sua luta para preservar as tamarineiras tornaram-na um símbolo de força e determinação, sendo homenageada pelo evento.
O Festival Tamarineiras, portanto, não apenas celebra a cultura e a arte, mas também resgata e preserva a memória e as histórias locais, conectando o passado e o presente da cidade de Icó.
Serviço:
5ª edição do Festival Tamarineiras
De 8 a 9 de Março – Gratuito
+ informações: @culturanolargo
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará2 semanas atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

