Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Publicado

on

Uma nova pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Radboud, nos Países Baixos, sugere que o fim do universo ocorrerá muito antes do que se imaginava. De acordo com o estudo, publicado na revista Journal of Cosmology and Astroparticle Physics, o colapso final deve acontecer em cerca de 10⁷⁸ anos — um número ainda incompreensivelmente distante, mas significativamente menor do que a estimativa anterior de 10¹¹⁰⁰ anos. Segundo Heino Falcke, principal autor do trabalho, embora a previsão tenha sido antecipada, não motivo para preocupação, que isso acontecerá em um futuro extremamente remoto.

A pesquisa teve como foco entender quando os objetos mais duráveis do cosmos, como as anãs brancas, deixarão de existir. Utilizando a teoria da radiação Hawking — proposta por Stephen Hawking na década de 1970 — os cientistas aplicaram a ideia de “evaporação” dos buracos negros a outros corpos celestes. Descobriram, assim, que a taxa de desintegração depende da densidade do objeto. Com base nisso, calcularam o tempo necessário para que até mesmo as anãs brancas, estrelas colapsadas e altamente densas, se desintegrem por completo.

Mesmo com o fim do universo previsto para um tempo mais próximo em termos cosmológicos, isso não representa qualquer ameaça prática à vida na Terra. Os pesquisadores lembram que o planeta se tornará inabitável muito antes disso. Em cerca de 1 bilhão de anos, o aumento da luminosidade solar deverá evaporar os oceanos. E, aproximadamente 8 bilhões de anos no futuro, o Sol entrará em sua fase final, expandindo-se até engolir a Terra — que estará árida e sem condições de sustentar qualquer forma de vida.

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA