Regional
Fogo queima roças há seis dias em Cedro; situação é considerada preocupante

Na última semana, apenas o 4° Batalhão de Bombeiros Militar da cidade de Iguatu atendeu a 27 chamados para fogo em vegetação. “A situação é preocupante”, frisou o comandante da unidade, coronel Nijair Pinto.
No município de Cedro, o fogo continua destruindo áreas de vegetação nativa, deixando prejuízos para os produtores rurais, desde a terça-feira da semana passada.
Os incêndios nas roças e em áreas de pastagem neste domingo chegaram à localidade de Vaca Morta e no entorno do Lagedo, Cachoeira dos Araújo e da Várzea da Conceição.
O secretário de Meio-Ambiente de Cedro, Elleson Barbosa, disse que ainda não tem um levantamento da área destruída e dos prejuízos. “A situação é muito preocupante”, reforçou. “Agora mesmo recebemos chamado da localidade de Vaca Morta e vamos para lá com uma equipe de brigadistas voluntários”.
O fogo começou há seis dias na localidade de Telha e desde domingo chegou à Vaca Morta. Através de estrada de terra são 12 km entre as duas localidades.
Na Vaca Morta por pouco o fogo não queimou uma casa neste domingo. “As chamas chegaram próximo à cisternas, mas foram contidas por moradores”, contou Elleson Barbosa.
O secretário de Meio Ambiente contou que uma equipe do Corpo de Bombeiros de Iguatu chegou a ir três vezes em Cedro, deram orientação, mas não houve combate efetivo ao fogo. “Eles olharam, deram orientação e voltaram”, lamentou. “Nós propomos e abrimos um acesso com uma máquina da Prefeitura e se tivessem retornado havia evitado que o fogo se espalhasse mais ainda”.
Elleson Barbosa disse que no ano passado houve queimadas, mas nunca havia visto com a intensidade deste ano. “O mato está muito seco e o fogo se espalha com mais facilidade”, explicou.

Fonte: Diário Centro Sul
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 18/03/2025 – Servidores reclamam que o ponto eletrônico que só vale pra alguns
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 17/03/2025 – Mercado público de Iguatu: o horror em vídeo e um problema antigo não resolvido!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/03/2025 – Escândalo do desvio da emenda da APAE pode aparecer no Fantástico
-
Videos7 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 18/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 17/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 17/03/2025