Política
Francisco I : o nome da mudança
O fato toma conta das redes sociais. No segundo dia, na quinta votação, o conclave surpreendeu o mundo ao eleger um cardeal que não figurava em nenhuma lista de favoritos.
O fato toma conta das redes sociais. No segundo dia, na quinta votação, o conclave surpreendeu o mundo ao eleger um cardeal que não figurava em nenhuma lista de favoritos.
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, arcebispo de Buenos Aires, tornou-se o primeiro papa não europeu em mais de mil anos, o primeiro do continente americano e também o primeiro jesuíta, com um nome jamais adotado por qualquer antecessor. O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, eleito ontem o 266º Papa da Igreja Católica num conclave de apenas cinco votações, se mostrou humilde ao ser apresentado e traz consigo uma série de aspectos inéditos na liderança de 1,2 bilhão de católicos.
Mas haverá renovação?
As posições do novo Papa sobre polêmicos temas atuais não apontam, em princípio, para revoluções na Igreja sob seu comando. Considerado um conservador moderado, ele já mostrou ser enfaticamente contrário à união entre homossexuais, ao aborto e à contracepção, entre outras questões que desafiam os católicos. Maior desafio do novo pontífice é tirar a Igreja Católica da crise e levá-la para mais perto do povo. No governo há expectativa de um Papa comprometido com a promoção da paz, e as políticas destinadas a reduzir a pobreza, a fome e a desigualdade. Espera-se também um Papa diplomático, capaz de agregar ao invés de acirrar conflitos.
Expectativa local
A capela de Fátima no bairro Veneza esteve lotada nesta quarta-feira (13) por ocasião da missa votiva. Na oportunidade, o Pe. Geraldo iniciou a celebração saudando o novo Papa e pediu orações. Muitos fiéis tomaram conhecimento através da imprensa, revelaram confiança e expectativa com a definição do nome. O mesmo ocorreu durante a novena na Igreja de São José que reunia o maior número de católicos.
Reforma ministerial
Dilma Rousseff convocou o vice Michel Temer para uma reunião nesta sexta-feira (15). Os dois tentarão fechar, finalmente, a ‘reforma’ do ministério. Já mastigaram o tema noutras conversas, a última delas há dois dias. A presidente sabe bem o que deseja o PMDB. E, nas últimas horas, esforça-se para conciliar os apetites do principal parceiro com as pulsões dos aliados, no caso o PR e o PSD. O pano de fundo da reforma é 2014.
Novas medidas em defesa do consumidor
O comércio e os prestadores de serviço são os alvos das medidas em defesa do consumidor que serão anunciadas na sexta-feira. O governo Dilma vai ampliar a fiscalização, fortalecer os Procons e tornar as punições mais rigorosas. O modelo é o da Anatel, que impõe pesadas multas às teles. O governo quer que a ANS seja tão dura quanto em relação aos planos de saúde e hospitais.
Governo quer cortar impostos
A equipe econômica está disposta a desonerar a folha de pagamento de mais de 40 setores, entre eles, os de transporte de cargas, engenharia e arquitetura e empresas jornalísticas, mas só a partir de 2014. Essas atividades foram incluídas na medida provisória (MP) 582, aprovada pelo Congresso, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai recomendar à presidente Dilma Rousseff o veto e pretende negociar os benefícios com as empresas de acordo com as disponibilidades do caixa do Tesouro.
Domésticas com FGTS e hora-extra
Comissão do Senado aprova proposta que garante aos empregados domésticos os mesmos direitos dos outros trabalhadores com carteira assinada, com o recolhimento da contribuição do FGTS, jornada semanal de 44 horas, adicional noturno e hora-extra.
65% das comarcas não contam Defensor Público
Um estudo sobre o déficit de defensores públicos no Brasil revelou que em 65% das comarcas do Ceará não há defensores públicos e 30% dos cargos existentes no estado para esse tipo de profissional não foram preenchidos. O Mapa da Defensoria Pública no Brasil, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), foi divulgado na tarde desta quarta-feira (13).O Ceará conta com 136 comarcas e, desse total, 88 não são atendidas pela Defensoria Pública.
Sucateamento
Conforme a imprensa, Iguatu registrou o terceiro maior incêndio da história da cidade, revelando também a precariedade do Corpo de Bombeiros local. Com este fato, o assunto está na pauta das nossas autoridades. Não pega bem a população apagando chamas com balde d’àgua e o principal órgão de combate ao incêndio sucateado num estado campeão de arrecadação.
Queremos chuva
Durante celebração religiosa, e diante do Forte calor, o comentário era geral: – ” Já temos Papa.” Podia ter uma chaminé na Funceme para ficarmos sabendo quando irá chover. Por enquanto, sol e calor.- E por falar em água, o SAAE programou suspensão de abastecimento nesta quinta-feira de 8h30 às 14h30 para executar serviço de manutenção.
*Silvani Soares é bancário e radialista
-
Iguatu5 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 27 Novembro 2024
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 26 Novembro 2024
-
Iguatu7 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 25 Novembro 2024
-
Videos3 horas atrás
Balaio de Gatos: Moradores da Rua Pe. Cícero no bairro Veneza sofrem com risco de alagamento por obra inacabada
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos: Orlando: destino das férias da família do prefeito tem atrações imperdíveis
-
Iguatu4 dias atrás
Secretário de Saúde de Iguatu apresenta projetos para nova gestão
-
Bombeiros4 dias atrás
Acidente de trânsito em Iguatu deixa quatro feridos; entre as vítimas um bebê de 05 meses
-
Videos4 dias atrás
Dulce Cavalcante lança nova obra e recebe título de cidadã iguatuense