AssuntosNet
Frente Parlamentar Mista em Defesa da Classe Trabalhadora
Será lançada nesta quarta-feira (18), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Classe Trabalhadora. O objetivo da frente é evitar a retirada de direitos dos trabalhadores e promover avanços na legislação trabalhista vigente. O lançamento ocorrerá em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, que discutirá sobre “o mundo do trabalho: desemprego, aposentadoria e discriminação”. O evento terá a participação de sindicalistas e parlamentares, incluindo integrantes da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O debate terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular, por meio de perguntas que podem ser enviadas ao Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania).
Ministro recua e afirma que não irá diminuir SUS
Ricardo Barros: o que nós precisamos é ter capacidade de financiamento para atender as demandas; Em uma volta atrás da declaração que deu ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse, nesta terça-feira (17), que não tem intenção de redimensionar o Sistema Único de Saúde (SUS). Barros informou que não irá redimensionar o SUS. “O que nós precisamos é capacidade de financiamento para atender as demandas”, disse, durante encontro de especialistas sobre a situação da malária no país, em Brasília, através da assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.
Meirelles indica Goldfajn para o BC; Fazenda vai priorizar cortes
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou nesta terça (17) a indicação do economista Ilan Goldfajn para a chefia do Banco Central. O nome será submetido à aprovação do Senado. Goldfajn ocupava o cargo de economista-chefe do Itaú- Unibanco e integrou as gestões de Armínio Fraga e do próprio Meirelles no BC. O ministro também nomeou os secretários da pasta. A nova equipe defende cortes de gastos.
STF acha escuta no gabinete de Barroso
Durante varredura de rotina, a segurança do STF encontrou escuta ambiental no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso. O grampo estava desativado e não se sabe quando foi instalado. “Nada no Brasil de hoje surpreende”, afirmou o ministro, que considerou o episódio, “do ponto de vista institucional, gravíssimo”.
Reforma deve afetar trabalhadores na ativa
Fazenda quer mudança ampla em aposentadorias para conter rombo. Meirelles diz que é preciso diferenciar ‘expectativa de direito’ de ‘direito adquirido’. Só quem já cumpriu os requisitos para se aposentar não sentirá as mudanças. Governo pretende enviar a proposta em 30 dias.
Estados propõem moratórios, descartada por Jucá
Governadores pedem carência de um ano. Ministro diz, porém, que União vai negociar redução dos encargos. Romero Jucá, disse que o governo está preocupado. Indagado, porém, se aceitaria “moratória”, disse que não. Segundo ele, Michel Temer fechará até o fim do mês proposta para pagamento da dívida.
Escolha de líder na Câmara racha base aliada de Temer
Cinco dias após assumir, o presidente interino, Michel Temer (PMDB), ainda não conseguiu definir os congressistas que vão liderar a base de apoio no Congresso. Partidos aliados do peemedebista estão rachados sobre a escolha do líder na Câmara dos Deputados. Sobre influência do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), partidos que reúnem 350 das 513 cadeiras defendem o nome do deputado André Moura (PSC-SE) para o posto. Ele integra a tropa de choque que tenta barrar a cassação do mandato de Cunha. No Senado, Temer deve escolher Ana Amélia (PP-RS) ou Simone Tebet (PMDB-MS) para a liderança do governo, após críticas sobre a falta de mulheres na gestão.
Ciro deixa presidência das Transnordestina Logística
O ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) deixou nessa terça-feira (17) a presidência da Transnordestina Logística S.A. Segundo relatos ao Blog do Eliomar de aliados políticos, Ciro acreditava que o governo em exercício poderia interferir no andamento da obra, como perseguição política às suas críticas de “golpe”. Antes de anunciar sua saída, o ex-governador do Ceará agradeceu ao presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, e aos funcionários da Transnordestina pelo trabalho e confiança. De acordo ainda com aliados políticos, “Ciro Gomes irá intensificar pelo Brasil sua defesa pela democracia, diante do golpe liderado pelo presidente em exercício Michel Temer”. Para os aliados, a pré-candidatura de Ciro ao Palácio do Planalto, em 2018, ganha força.
Regulamentação do bombeiro Civil
Grupo de Bombeiro Civil participa hoje de sessão na Câmara Municipal em defesa da regulamentação da categoria conforme projeto de Lei 063/15. A Vereadora Cida Albuquerque (PCdoB), deve apresentar o projeto durante a sessão nesta quinta-feira. Para Jeferson Felix, a votação será importante para os atuais vereadores e caso seja rejeitado, só no próximo ano com novos representantes.
Lucro
A Unimed Ceará fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro superior a R$ 7,5 milhões. A informação é do presidente da operadora, Darival Bringel, que não fala em crise. Para ele, trabalhar com criatividade é o fundamental. “Nossa meta é sermos reconhecidos como uma das melhoras operadoras de saúde do País” avisa Bringel.
Futebol
Tomaz Bastos foi o autor do gol contra o Joinville noite de terça-feira no Castelão e que garantiu passagem para a terceira fase da Coa do Brasil além da cota de R$ 660 mil reais. O próximo adversário sai do confronto entre Botafogo (PB) x River. Hoje, o Fortaleza enfrenta o Flamengo e pode até empatar. Já o time carioca não contará com o técnico Muricy Ramalho que foi internado ás pressas com problemas no coração.
Professora assume Direitos Humanos
A professora da PUC Flávia Piovesan aceitou convite de Michel Temer, seu orientador no mestrado, para assumir a Secretaria Nacional de Direitos Humanos.
Segurança no trabalho
Vigilante do PSF da Vila Gadelha disse a coluna que está preocupado com a onda de assalto que chega a zona rural. Segundo o mesmo, na madrugada de terça -feira(17) , um desconhecido tentou abrir a porta do PSF e ao notar que tinha o vigia no local, evadiu-se. Já comunicou o fato à policia e secretaria do município.
Mea-culpa do PT vira crítica contra Dilma
O PT admitiu ontem ter cometido erros e “equívocos políticos” desde que chegou ao Planalto, em 2003, e fez duras cobranças a Dilma Rousseff. Na primeira reunião do Diretório Nacional após seu afastamento, o partido promoveu mea-culpa, mas debitou grande parte dos problemas à presidente.
Bolsa Família pode cortar 10% dos beneficiários
O Governo Michel Temer determinou: o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário passará por reformulações, tendo programas e atos da gestão passada revisto. Nesse processo, o Bolsa Família poderá ter o desligamento de até 10% dos beneficiários. s mudanças incluem um aprimoramento na fiscalização do programa, com cruzamento de diversas bases de dados do governo, para checar se as cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias cumprem a condição de baixa renda exigida,-Um analista observa; O fato coloca as prefeituras em alerta para a aprovação de cadastros e a realidade dos gastos sociais. – O que possibilita o bem-estar dos cidadãos, especialmente dos mais pobres, é o crescimento.
Assuntosnet: Quarta-Feira (18) de maio, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!
-
Iguatu2 dias atrás
Servidores em greve ocupam Ponte Demócrito Rocha
-
Iguatu3 dias atrás
Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água
-
Iguatu6 dias atrás
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu
-
Iguatu6 dias atrás
Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto
-
Iguatu6 dias atrás
Veículo é tomado de assalto em Iguatu
-
Iguatu7 dias atrás
Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu