Salvar vidas e trazer uma vida ao mundo. É esse o papel dos militares do Corpo de Bombeiros de Iguatu. No último domingo, 24, a tropa não foi acionada para combater chamas ou socorrer algum acidentado, como de costume. Por volta das 6h daquele dia, foi para auxiliar uma moradora do Bairro Alto do Jucá que estava em trabalho de parto. Enquanto a equipe se deslocava até o local, familiares receberam, por telefone, todas as informações necessárias para realização do parto.

Dirigindo-se rapidamente para a Rua João Maia, os subtenentes Menezes, Cleto e César, acompanhados do cabo Vágner, chegaram a tempo de assumir a condução do processo com segurança. Após alguns minutos, Maria Adriana Torres, 22, havia dado à luz a sua terceira filha a pequena Maria Helena. “A guarnição tem que estar sempre preparada. Os militares tomaram os cuidados específicos e necessários quando viram o coroamento da bebê e fizeram o auxílio do parto. Após o corte do cordão umbilical, eles foram levados ao Hospital Regional de Iguatu”, contou o comandante do grupamento local, tenente coronel Nijair Araújo.

Maria Helena veio a luz com o auxílio de militares dos bombeiros – Foto Divulgação

A história de Maria Adriana e Helena ganhou as redes sociais. A mãe cursou até a 4ª série, faz faxina quando dá certo, ajuda a sogra na lavagem de roupa e recebe um auxílio do governo de R$ 197,00. Havia ganhado um cercado-berçário, mas as dificuldades financeiras impediram de se preparar para a chegada sua filha. Ela vive em união conjugal com Francisco Demontier, 35, que ajuda nos rendimentos de casa com ‘bicos’ em uma marcenaria.

Rotaract

O Rotaract Club de Iguatu se mobilizou para reverter o atual quadro da jovem mãe. Na articulação com ajuda de parceiros, a entidade adquiriu roupinhas, utensílios como papeiro, mamadeira, chupeta, artigos de higiene pessoal, e alimentos. “Nos sensibilizamos com a história e percebemos que elas precisam de nossa ajuda. Enquanto agentes transformadores, demos nossa contribuição”, disse Dâmaris Correia , integrante do Rotaract.

A entrega ocorreu na última quinta-feira, 28. Além dos jovens, o comandante geral do corpo de bombeiros também acompanhou a visita.