Noticias

‘Gotinha’ contra a poliomielite será substituída por vacina injetável a partir de novembro no Brasil

Published

on

A vacina oral contra a poliomielite (VOP) será oficialmente descontinuada no Brasil em menos de dois meses. Conhecida popularmente como “gotinha”, ela será substituída pela vacina inativada contra a poliomielite (VIP), que é administrada por injeção. Segundo Ana Frota, do Comitê Materno-Infantil da Sociedade Brasileira de Infectologia, em entrevista à Agência Brasil, a previsão é que a VOP seja retirada de todo o país até o dia 4 de novembro.

A substituição foi discutida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e anunciada pelo Ministério da Saúde em 2023. A decisão foi baseada em novas evidências científicas sobre a proteção contra a doença.

Durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, realizada no Recife, Ana Frota destacou que a VOP contém o vírus enfraquecido e, quando utilizada em condições sanitárias inadequadas, pode causar casos de pólio derivados da vacina, que são menos comuns do que as infecções pelo poliovírus selvagem. “Mas, quando se vacina o mundo inteiro [com a VOP], você tem muitos casos. E quando eles começam a ser mais frequentes que a doença em si, é a hora em que as autoridades públicas precisam agir”.

A substituição da vacina oral pela injetável no Brasil é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A troca das vacinas nos parece bastante lógica”, avalia Ana.

EM ALTA

Sair da versão mobile