Ceará
Granja e Tabuleiro do Norte registram as maiores chuvas do Ceará em 2019, diz Funceme
Os municípios de Granja, na Região Norte do Ceará e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, registraram as maiores chuvas entre as 7h de quarta-feira (13) e 7h desta quinta-feira (14). Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as cidades tiveram precipitações de 176 milímetros e 167,2 milímetros, respectivamente.
Ainda segundo a Funceme, estes são os dois maiores registros de chuva em 2019. O órgão destacou ainda que Granja computou, no Posto Pluviômetro de Timonha, a terceira maior chuva da história da cidade.
Em Tabuleiro do Norte, moradores registraram vários pontos de alagamentos. A Avenida Antônio Alves Maia, que passa por vários bairros da cidade, ficou intransitável. Houve queda de árvores nos bairros São Vicente e Macena. Em Granja, houve registros de alagamentos no Centro do município e, principalmente, na Zona Rural.
Aproximação da Zona de Convergência

Choveu em pelo menos 132 municípios cearenses no mesmo período. Depois de Granja e Tabuleiro do Norte, tiveram os maiores índices de chuva os municípios: Ibaretama (117 mm), Pacoti (116,6 mm), Aracoiaba (105 mm), Quixeramobim (100 mm), Ocara (89 mm) e Viçosa do Ceará (83 mm).
O principal fator para as chuvas, segundo a Funceme, é a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa Norte do Nordeste. O órgão reforça também que também há a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que apresentou melhor posição em relação ao começo da semana.
A previsão para os próximos dias é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

