Regional

Guarda Municipal de Acopiara passa a utilizar Taser

A Guarda Municipal começa a utilizar armamento não letal, as chamadas armas Taser. O efetivo é um dos primeiros a contar com este tipo de armamento no interior do Ceará.

Published

on

A Guarda Municipal começa a utilizar armamento não letal, as chamadas armas Taser. O efetivo é um dos primeiros a contar com este tipo de armamento no interior do Ceará.

Os guardas foram capacitados, técnico e psicologicamente, para uso do equipamento. O treinamento é mais uma atividade de preparação continuada na formação de uma Guarda Municipal mais preparada. Nas aulas, os agentes recebem orientação onde desenvolveram o manuseio, montagem, desmontagem, manutenção, aplicação correta e outros procedimentos operacionais para o uso da Taser.

A Taser é uma arma que, ao ser acionada, lança através de descarga elétrica dois dardos que atingem e imobilizam o alvo numa distância de até 10m.

O Prefeito Dr. Vilmar ouviu explicações dos agentes sobre o uso do equipamento. “Queremos uma Guarda mais atuante, preparada para o trabalho diário na cidade e para grandes eventos também. Nós estamos felizes por contar com pessoas qualificadas no nosso efetivo”, disse Dr. Vilmar.

O Comandante da Guarda Municipal, Mulato, ressaltou que só em último caso, e como forma de defesa, os guardas utilizarão a Taser. “É uma ferramenta que só pode ser usada com responsabilidade. Por isso os agentes receberam, principalmente, conhecimentos sobre todo manuseio para realizar ações municiadas com o equipamento”, afirmou Mulato.

Os agentes lembraram que o guarda também tem que se proteger para dar proteção à integridade física da população e pela conservação de prédios e bens públicos.

Funcionamento

As armas, que funcionam emitindo uma descarga em ondas “T”, agem diretamente no sistema nervoso sensorial e no sistema nervoso motor, imobilizando a pessoa atingida imediatamente. O período de paralisação depende do tempo em que o gatilho estiver pressionado. Cada disparo totaliza cinco segundos de imobilização.

Johnny Pereira

Assessoria de Comunicação

comunicacao@acopiara.ce.gov.br

EM ALTA

Sair da versão mobile