Iguatu
Hemoce Iguatu comemora seus 30 anos de funcionamento
O Hemocentro Regional de Iguatu realizou ato solene em comemoração pelos 30 anos de funcionamento na cidade de Iguatu. O evento ocorreu dentro da programação da 32ª Jornada Regional de Hematologia e Hemoterapia, que ocorre de 21 a 23 de agosto no Campus Humberto Teixeira, na cidade de Iguatu/CE.
No momento comemorativo, algumas autoridades marcaram presença e discursaram para a plateia composta de ex-funcionários e colaboradores, parceiros de outros municípios, e equipe atual do Hemoce de Iguatu composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, assistentes administrativos, entre outros profissionais. Estiveram presentes: o Dr Emanuel Martins, diretor do Hemocentro Regional de Iguatu; a Dra Vânia Barreto, diretora de Ensino e Pesquisa do Hemoce; a Dra Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce; a Dra Tereza Cristina, superintendente da Macro Cariri; e a Dra Márcia Soares, diretora do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte e Coordenadora de Regionais.
Logo na abertura houve a apresentação da banda de música municipal de Iguatu, entoando o hino nacional e o municipal, em seguida o grupo Flauta Doce de Cariús/CE com sua apresentação artística.
Em noite de falas saudosas, teve ainda a entrega de comenda em homenagem a funcionários, empresa parceira, e doador de sangue. Finalizando com apresentação de Bêu Paulino e Banda e coquetel para os participantes.
HISTÓRICO DO HEMOCE IGUATU
O ano era 1993, época que marca os primeiros anos da municipalização da saúde e da implementação do Sistema Único de Saúde. O estado do Ceará já contava com o Hemocentro Coordenador, implantado há pouco mais de 9 anos, também contava com os Hemocentros do Crato e Sobral. A cidade de Iguatu apresentava demanda para implantação de um serviço de banco de sangue, sendo o município de referência para o cuidado de algumas situações de saúde para a região.
O então diretor do Hemoce, Dr. Ormando decidiu implantar uma unidade do Hemoce na cidade de Iguatu. O espaço utilizado na época foi o PAM (Posto de Assistência Médica), uma unidade de assistência à saúde do município, que dispôs de uma sala, onde era feita a coleta e o fracionamento do sangue.
Para liderar esse novo serviço, veio para Iguatu a bioquímica e primeira diretora da unidade, a Dra. Eunice Bobô, que juntamente às técnicas de laboratório Tamires, Chaguinha e Risomar, desenvolveram o trabalho de atendimento ao doador desde o cadastro, até o fracionamento e distribuição do sangue para transfusão.
Por meses, o trabalho de hemoterapia foi desenvolvido sem um local próprio, usando a sala do PAM. Com a construção do Hospital Regional no ano de 1994, também foi construído o prédio do Hemoce de Iguatu. Dessa forma, em 23 de agosto de 1994, foi inaugurada a sede do Hemocentro Regional de Iguatu na gestão do prefeito Hildernando Bezerra. No entanto, somente após dois meses da inauguração, dia 19 de outubro de 1994, é que o serviço passou a funcionar na nova sede, tendo seu corpo de profissionais ampliado para atender as necessidades do serviço na nova estrutura disponível.
A primeira equipe foi composta dos seguintes colaboradores: Diretora Administrava, Eunice Bobô; Diretor técnico, João Eudes Carneiro; Chefe de seção administrativa, Maria das Dores Pinheiro (Dorinha); Apoio administrativo, Maria Batista; Enfermeira, Terezinha Nogueira; Técnicas de laboratório, Risomar Monteiro, Marta Oliveira, Matildes Lucas, Tâmires e Francisca das Chagas Alves (Chaguinha); Auxiliares de serviços gerais, Téssia Etelvina, Eliane Regina, Socorro Alves e Vicente, e o motorista, Raimundo Siqueira.
No início do funcionamento da unidade, todas as atividades técnicas eram desenvolvidas no bloco da recepção pelos técnicos de laboratório: pré triagem, triagem clínica, coleta de sangue, processamento, imunohematologia doador/paciente e distribuição, contando com o apoio da enfermeira Terezinha e a bioquímica Eunice.
Nesse período, todas as amostras de sangue para exames eram enviadas ao Hemocentro do Crato para testagem sorológica, e os resultados eram repassados por telefone. Com o passar do tempo, chegou um aparelho de FAX e com isso, o envio e registro dos resultados passou a serem feitos de forma mais segura.
Em 1994, chegou um grupo de servidores da secretaria de saúde do estado, oriundos de outra unidade de saúde do estado para dar suporte a instituição. Em 1996, mais 12 novos colaboradores terceirizados foram contratados pela SAMEAC e com isso foi possível ativar serviços que ainda não tinham iniciado. Com o aumento da força de trabalho, outros setores foram sendo organizados e implementados, chegaram mais equipamentos, máquinas, móveis e um veículo para transporte de pessoas, modelo COMBI. Dessa forma, começava a ser implantado o setor de Captação de Doadores, que iniciou o trabalho de coletas externas em outros locais da cidade, bem como em outros municípios.
A Dra. Eunice permaneceu no Hemoce Iguatu até o ano de 1998, sua dedicação e coragem ao enfrentar a implantação do serviço de hemoterapia na região Centro Sul foi uma marca registrada do seu trabalho, e deixou a instituição pronta para a melhoria e ampliação do seu atendimento.
Em 1996, Dra. Célia Oliveira da Cunha, farmacêutica bioquímica, assumiu a direção administrativa, sua organização e visão de qualidade passou a direcionar as atividades, consolidando a atuação da instituição na promoção da doação de sangue e fornecimento de hemocomponentes.
Em maio de 2007, Dra. Olga Feitosa Braga assumiu a direção do Hemocentro Regional de Iguatu. Na sua gestão, foi estruturado o ambulatório de hematologia com os programas de Coagulopatias e Hemoglobinopatias.
Do período de janeiro de 2014 a setembro de 2022, Dra. Luana Barreto Cavalcante, esteve à frente da direção do hemocentro, sendo a gestão mais longeva até o presente. Na sua gestão, ocorreu a informatização de todos os processos de trabalho do Hemocentro Regional de Iguatu com o sistema SBS, que permitiu maior segurança e rastreabilidade em todas as etapas do ciclo do sangue e na hemovigilância. Também na sua gestão, ocorreu a pandemia da Covid-19, e com isso, muitas ações foram implantadas, especialmente no setor de captação, como exemplo, a doação agendada pelo portal do doador.
Em setembro de 2022, Dra. Márcia Soares, assume a direção do Hemocentro Regional de Iguatu, objetivando melhorar as condições de infraestrutura da unidade e ampliar o quantitativo de doadores na coleta interna do Hemocentro regional de Iguatu. Dra. Márcia Soares, retornou à função de coordenadora de hemocentros regionais, deixando um legado de trabalho e apoio contínuo a esta unidade.
Desde novembro de 2023, a atual gestão conta com Dr. Emanuel Martins como diretor da unidade, servidor de carreira, tendo atuado na coordenação do setor de captação de doadores e coordenação de ambulatórios.
O Hemocentro Regional de Iguatu abrange uma área com 25 municípios com uma população de cerca de 800 mil pessoas, realizando uma média de 7 mil coletas de bolsas de sangue ao ano, atendendo diariamente pacientes encaminhados por esses municípios, usuários dos programas do ambulatório ou referenciados por meio da central de regulação. A instituição conta com uma equipe de 67 colaboradores, sendo servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado, profissionais terceirizados e cooperados.
A instituição está localizada na Vila Centenário, ao lado do Hospital Regional de Iguatu, funcionando de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, e nos segundos sábados de cada mês das 7h às 16h, de portas abertas aos cidadãos que queiram doar sangue.
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 05/09/2024
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 03/09/2024
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS 02/09/2024
-
Videos3 dias atrás
Iguatu – Sargento reformado da PM é preso em flagrante por agressão a mulher em Iguatu
-
Videos4 dias atrás
Casal é morto a tiros na zona rural de Acopiara
-
Videos5 dias atrás
Iguatu – Com 53% do eleitorado feminino, saiba o perfil dos mais de 70 mil eleitores de Iguatu
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Sá rebate vídeo apócrifo sobre galpão e expõe investimento em empregos
-
Esportes5 dias atrás
Iguatu é eliminado nos pênaltis e adia sonho do acesso a série C do nacional