Desde a última segunda-feira (15/10) a equipe do Hospital Regional de Iguatu realizou uma série de atividades em alusão a campanha mundial de combate ao câncer de mama “Outubro Rosa”. As ações foram voltadas ao público feminino que trabalha na instituição, pacientes internadas, acompanhantes, e foi aberto à população em geral. Aconteceram rodas de conversa, momentos de recreação, oferta de exames e palestras.

No início da semana foi disponibilizado o serviço ambulatorial para dezenas de funcionárias da instituição de saúde que passaram por exames ginecológicos gratuitamente. Na quarta-feira houve panfletagem nos leitos do hospital repassando orientações com relação ao autoexame das mamas. Na quinta as alunas do curso de Educação Física da URCA (Universidade Regional do Cariri) de Iguatu coordenaram uma aula laboral de ritmos diversos para as trabalhadoras e plantonistas daquele dia.

Na manhã dessa sexta-feira (19) houve no auditório do HRI uma palestra com a ginecologista e obstetra Milena de Freitas, profissional do Centro de Parto Normal, abordando os fatores de risco, os índices de mulheres doentes, tratamentos, exames preventivos, entre outros pontos relacionados a prevenção, tratamento e cura do câncer de mama. Na plateia mulheres mastetctomizadas (que fizeram a retirada parcial ou total da mama em virtude do câncer), servidoras do HRI, funcionárias da atenção básica e até alguns homens. A ação teve parceria com a Associação de Mulheres Iguatuenses (AMI). Algumas mulheres deram depoimento de vitória contra o câncer, e que outras ainda estão em tratamento.