Iguatu
Iguatu: Criação da Fatec gera expectativas
[caption id="attachment_2083" align="alignleft" width="960"]Foto: Divulgação Facebook[/caption]Estudantes e professores da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), unidade descentralizada de ensino da Universidade Estadual do Ceará (Uece), estão mobilizados com o objetivo de discutir o projeto do governo do Estado de transferência da unidade para o campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), que está em construção.
O temor da maioria dos estudantes e dos docentes é que a Facedi passe por um processo de perda de autonomia administrativa e pedagógica a partir de seu funcionamento em um campus da Fatec. “Não sabemos realmente o que está por trás desse projeto, pois não se conhece o modelo de gestão”, disse o professor do curso de Educação da Uece, Célio Coutinho. “Há um temor de descaracterização ou mesmo extinção das unidades da Uece no Interior”.
Ontem, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, participou em Itapipoca do Fórum Municipal de Ensino Superior, que teve por objetivo levantar carências e definir cursos a serem implantados e a melhor maneira de investir na região.
Alunos e professores aproveitaram a oportunidade de debater a questão do uso de espaço comum no campus multi-institucional entre a Fatec e a Facedi. Recentemente, estudantes e professores discutiram em assembleia geral o projeto de mudança da Facedi para o campus da Fatec. Esse foi o segundo debate ocorrido neste ano.
“É uma proposta que está em andamento desde 2010, mas não sabemos o que tem por trás, como será o modelo de gestão”, observou o professor do curso de Pedagogia, da Facedi, Valricélio Linhares.
O professor do curso de Educação da Uece, Célio Coutinho, disse que, no encontro, ficou decidido que a discussão acerca do projeto do campus multiuso precisa ocorrer com a participação da comunidade acadêmica, de forma transparente e ampla.
“Decidimos também solicitar ao governo a doação do imóvel da Fatec para a Facedi e vamos trabalhar por mais investimentos para ampliar a unidade em Itapipoca”, disse.
O aluno do curso de Pedagogia da Facedi, Tiago Ferreira Carneiro, criticou a forma como o projeto é discutido na instituição sem ampla participação dos estudantes. “Os alunos não participaram e o que está em andamento é uma espécie de privatização do campus da Uece para uma instituição do terceiro setor”, disse. “Nós não concordamos com essa proposta”, adiantou.
Os alunos e docentes da Facedi querem a realização de uma audiência mais ampla com representantes da Uece e do Instituto Centec para esclarecer sobre o contrato de gestão. “São duas instituições de natureza diferentes, uma é técnica e a outra é voltada para oferta de cursos de licenciatura, formação de professores”, explicou Linhares. “Inicialmente, a proposta é até sedutora, mudança para um prédio novo, mas no futuro pode significar o fim da unidade da Uece”.
O reitor da Uece, Jackson Sampaio, esclareceu que não há risco de extinção da Facedi. “O campus multiuso vai racionalizar o espaço, pois não há necessidade de duas bibliotecas, dois auditórios”, explicou. “A Facedi é da Uece e vai permanecer assim”, garantiu.
O reitor da Uece considerou a possibilidade da Fatec não ser implantada pelo governo do Estado. “Essa decisão não foi tomada, mas o governador já disse que pretende federalizar a Fatec e, se isso ocorrer, teremos parceria com uma instituição pública federal”, explicou. “Caso a Fatec não seja implantada ou federalizada, o novo campus será usado apenas pela Uece”.
Na cidade de Iguatu há projeto semelhante, pois está em construção um campus multiuso para abrigar cursos da Fatec, do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade descentralizada da Uece.
Por enquanto, o temor de que a Fatec termine por absorver de forma administrativa e institucional as unidades da Uece e da Urca não está em debate.
Em Iguatu, o clima é de busca de parceria e de entendimento entre as três instituições.
Mais informações
Faculdade de Educação de Itapipoca
Telefone: (88) 3673.7051
Instituto Centec
Telefone: (85) 3066. 7000
Fonte: Diario do Nordeste
-
Videos10 minutos atrás
Adolescente morre depois de levar choque elétrico enquanto tomava banho de chuva, em Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Grave acidente de trânsito mata homem em Jucás
-
Iguatu4 dias atrás
Servidores em greve ocupam Ponte Demócrito Rocha
-
Iguatu5 dias atrás
Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água
-
Iguatu3 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 15/01/2025
-
Iguatu2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/01/2025
-
Iguatu5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025
-
Iguatu6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025