Iguatu

Iguatu realizou o V Fórum de HIV/AIDS

Published

on

A Secretaria de Saúde, SEMEAR através do Programa Municipal de DST’s realizou o V Fórum de HIV/AIDS de Iguatu com o tema: A reorganização do modelo de atenção em saúde no manejo da infecção pelo HIV em Iguatu.

Este ano alguns palestrantes de outras cidades vieram expor suas experiências na área como Pablo Pita, de Juazeiro do Norte que falou sobre “O manejo da infecção pelo HIV; a importância do cuidado em saúde”. Teófilo Gravinis, de Fortaleza sobre “Reorganizar a descentralização do cuidado é preciso: uma análise conjuntural da interiorização do serviço especializado em HIV/AIDS; precisamos agir e avançar”. Ronildo Oliveira sobre “O cuidado em HIV no serviço de referência e a importância da implantação do SAE; a exitosa experiência em Juazeiro do Norte/CE”. E ainda a realização de mesa redonda com representante da pastoral da AIDS de Iguatu sobre “Controle social: a Pastoral da AIDS em ação”.

O evento teve público alvo profissionais da saúde, médicos, enfermeiros, alunos de enfermagem da URCA Campus Iguatu (Universidade Regional do Cariri), FVS (Faculdade Vale do Salgado) de Icó, e escolas profissionalizantes.

O Ministério da Saúde preconiza até 20 casos de HIV por ano em cidades com ate 100mil habitantes. Iguatu registrou 23 casos em 2015.

Atualmente são 167 pacientes acompanhados pelos serviços locais e recebem medicação, tem consulta médica, acompanhamento de enfermagem e assistência social.

Abaixo segue vídeo do evento:

EM ALTA

Sair da versão mobile