Iguatu
Iguatuense recebe mais alta comenda da OAB-DF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal (DF) homenageou nesta quinta-feira, 14, oito mulheres que se destacaram nos serviços prestados à Justiça, ao Direito e à Sociedade. Dentre as agraciadas, a iguatuense Maria Dionne de Araújo Felipe que recebeu a Medalha Myrthes Campos – considerada a mais alta comenda da advocacia, da seccional.

Nascida na cidade de Iguatu, a Dra. Maria Dionne ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará aos 16 anos de idade. Aos 21, mudou-se para Brasília. É pós-graduada em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal. Entre 2004 e 2006 exerceu o cargo de secretária-geral da Fundação de Assistência Judiciária da Seccional, membro do Tribunal de Ética e Disciplina, triênio 2006 a 2009, conselheira da OAB-DF, e Atualmente é Procuradora da Fazenda Nacional.
A iguatuense disse que a conquista de direitos atuais não altera o quadro de discriminação, especialmente nos países subdesenvolvidos. “O empoderamento feminino não significa apenas a devolução de todos os ‘nãos’ que recebemos a vida inteira. Não do Estado. Não da Igreja. Ele passa pela universalização do SIM e da certeza que devemos ter o poder de escolher os nossos destinos. E, só assim, as Marias poderão, como na música do Milton, viver e amar como outra qualquer do planeta”, disse.
Dione é filha de Raimundo Felipe e Maria Teonila Araújo Felipe, (in memoriam). Casal que marcou época na área educacional do município de Iguatu, dirigindo, por mais de trinta anos, o colégio Adahil Barreto, que se tornou referência no ensino na região à época, e que atualmente integra a rede de educação municipal.
Myrthes Campos
Myrthes Campos foi a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. De 1924 até a sua aposentadoria, em 1944, exerceu o cargo de encarregada pela jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal, que funcionou no Rio de Janeiro de 1926 até 1946.
Além da iguatuense, Êda Coutinho, Elisabeth Regina, Jacira da Costa França, Joênia Wapichana, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, Marilda Silveira e Patrícia Oliver receberam a medalha Myrthes Campos.
A medalha foi criada em 2016 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de prestigiar o espaço conquistado pelas mulheres no exercício da advocacia. “Nada mais justo que a Medalha levasse o nome da Mulher, que foi a pioneira e desafiou os preconceitos para abrir os espaços para o gênero”, finalizou Dionne.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/02/25 – Cobrança de 10% sobre a mensalidade das faculdades por estágio em Iguatu segue sem explicação
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 13/02/25 – Vereador critica cobrança de 10% sobre a mensalidade das faculdades por estágio em Iguatu
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 12/02/25 – Escândalo no Fundeb em Iguatu: empresas fantasmas, notas frias e milhões supostamente desviados
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 11/02/25 – Agenor Neto aciona MP para cobrar pagamento de temporários em Iguatu
-
Iguatu2 dias atrás
Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 14 Fevereiro 2025
-
Videos3 dias atrás
Organização criminosa que atuou em Iguatu é presa por aplicar golpes em idosos no Pernambuco
-
Videos4 dias atrás
Coleta de lixo em Iguatu é paralisada devido a novo impasse entre empresa e prefeitura
-
Videos5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 11/02/2025