Brasil
Indústria e agronegócio se unem no Senado para alterar trecho da reforma tributária
A indústria e o agronegócio unem forças no Senado para propor mudanças em um trecho da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada da sexta-feira (7). Segundo fontes consultadas pela CNN, a aliança visa modificar a redação relacionada ao imposto seletivo, que incidirá sobre “bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente”.
Desde o início das negociações, tanto o governo quanto o relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), pretendiam taxar produtos como cigarros, bebidas alcoólicas e veículos altamente poluentes, que são considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O objetivo é desestimular o consumo desses itens.
Entretanto, líderes industriais e do agronegócio estão preocupados com a amplitude da redação aprovada, que poderia abrir espaço para uma série de taxações indiscriminadas. O texto aprovado determina que a regulamentação seja feita por meio de uma lei complementar no futuro.
No Senado, os representantes desses dois setores buscarão explicitamente impedir que insumos da cadeia produtiva sejam tributados, a fim de evitar a cumulatividade de impostos. No caso do agronegócio, a prioridade será garantir que defensivos agrícolas não sejam afetados pelo imposto seletivo, também conhecido como “imposto do pecado”.
Por sua vez, setores da indústria manifestam preocupação com a possibilidade de perda de competitividade. Empresas siderúrgicas, que dependem do carvão mineral como matéria-prima, e fabricantes de cimento, que são dependentes do coque de petróleo, são alguns dos segmentos que temem os impactos do imposto seletivo.
A mineração também se sente potencialmente prejudicada pela medida, que deverá ser discutida no Senado nos próximos dias.
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

