Brasil
Inep divulga provas em Libras do Enem

Vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova em Língua brasileira de sinais (Libras) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, aplicada este ano, estão disponíveis na internet. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a atualização, surdos e deficientes auditivos poderão estudar pelas videoprovas de 2018 e de 2017 do Enem no mesmo formato acessível em que são aplicadas.
A prova está disponível no portal do Inep, com uma interface parecida com a utilizada na videoprova do Enem. Sendo assim, os participantes surdos poderão se preparar melhor. A funcionalidade, inaugurada em setembro para a prova de 2017, permite assistir ao vídeo das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar.
Desde o dia 14 de novembro, os vídeos estão disponíveis também no Youtube.
A videoprova em Libras começou a ser ofertada em 2017 e levou o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” para a redação. Neste ano, o Inep lançou o selo Enem em Libras para todo o conteúdo disponível em Língua Brasileira de Sinais que reforça a Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto.
“O Enem em Libras marca o esforço do Instituto para garantir que seus editais, provas, cartilhas, campanhas e demais materiais, de todos os seus exames e avaliações, sejam acessíveis. Dessa forma, o Inep reafirma o seu compromisso com a comunidade surda e com um futuro melhor por meio da educação”, diz a autarquia.
O Enem foi aplicado este ano nos dias 4 e 11 de novembro. A prova é usada para seleção de vagas no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Agência Brasil
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – O prefeito Roberto Filho pagou 13º
-
Videos1 dia atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/02/2025
-
Videos2 dias atrás
Iguatu programa esquema de vacinação para dengue
-
Videos7 dias atrás
Judiciário defere liminar para desbloqueio parcial das contas do Município de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/02/2025
-
Videos7 dias atrás
Representantes do Sindsaúde falam sobre situação dos servidores da saúde
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/02/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 03/02/2025