Iguatu
Jornalista iguatuense oferece biografias por encomenda
Jornalista Emmanuel Montenegro criou empresa para escrever sobre a trajetória de vida de pessoas e de empreendimentos
Você já pensou em transformar a sua história de vida em um livro? Uma empresa recém-criada oferece o serviço de biografias por encomenda para aqueles que desejam ter a própria vida narrada nas páginas de uma obra, que pode trazer fotos, cartas e documentos antigos. A biografia também pode ser encomendada como um presente para alguém em uma data especial ou, ainda, uma homenagem póstuma. Essa é a proposta das Edições BPM (Biografias, Perfis, Memórias), empresa dedicada ao registro da vida de pessoas comuns e de trajetórias de empresas.
O trabalho tem início após o contato inicial com o contratante, que indica histórias, referências e nomes para as entrevistas. Reunidas as informações, é feita a redação do texto, que segue uma linha de construção baseada no jornalismo literário, estilo que une o texto jornalístico à literatura; em seguida é feita a revisão e diagramação junto com as imagens. O processo de produção do livro envolve ainda pesquisa histórica, design e a impressão, numa jornada que pode durar meses. “Cada projeto é personalizado de acordo com a necessidade da pessoa ou empresa, o tempo que leva para fazer e o preço variam de acordo com a grandeza do trabalho”, explica o fundador da empresa, Emmanuel Montenegro, que é graduado em jornalismo.
Jornalista lançou livro que traz histórias de vida de sua terra natal
Ano passado ele lançou seu primeiro livro, Tramas de Calçada, que traz histórias de vida de sua terra natal, Iguatu, no interior do Estado. “O livro-reportagem traz a história da cidade onde nasci contada com a ajuda da população nas calçadas, além das trajetórias de vida de um grupo de amigas que costumavam se reunir às noites na calçada da casa de uma delas, formando um círculo de amizade que perdura até os dias de hoje”, conta.
Apaixonado pelo passado e por histórias de vida, Montenegro acredita que, cada vez mais, as pessoas se atentam para o valor das obras de não ficção, especialmente as biografias. “É uma forma de preservar histórias e memórias, que tem como função primordial fortalecer os laços afetivos e familiares. No caso das empresas, observando a própria trajetória em um contexto histórico, podem compreender e antecipar mudanças, facilitando a tomada de estratégias e respondendo mais rapidamente a eventos futuros”, afirma.
Além das biografias e livros institucionais, quem chega à BPM a fim de registrar suas memórias, vai encontrar diferentes formatos de publicação, que vão desde o conto biográfico, que narra um episódio marcante da vida da pessoa, como casamento, gravidez, formatura, até a fotobiografia, trazendo fotos e textos curtos. Há a opção ainda dos perfis humanizados, textos que trazem um “recorte” da vida atual da pessoa. “Por que não compartilhar experiências ou homenagear a quem amamos com relatos numa publicação exclusiva?”, indaga Emmanuel. Para quem deseja escrever o próprio livro, a empresa ajuda na revisão e edição do conteúdo.
Dentro desse âmbito de resgate da história, o jornalista mantém na rede social Instagram, desde novembro do ano passado, o projeto de memória Ruas Biográficas, que traz uma biografia resumida das pessoas que denominam as ruas e avenidas da capital cearense.
Mercado
A moda das biografias de anônimos teve início nos Estados Unidos, onde, desde 1995, existe uma associação que já reúne mais de 650 “historiadores pessoais”, como é conhecida a função de quem escreve memórias de vida. Segundo a Association of Personal Historians (Associação de Historiadores Pessoais), há nos EUA cerca de 310 empresas que prestam este tipo de serviço. Em São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, empresas já investem nas biografias por encomenda, que fazem parte de um nicho de mercado que vem crescendo exponencialmente no Brasil.
Jornalista
Emmanuel Montenegro é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Tem experiência com jornalismo televisivo (TV Diário), online (O POVO Online), assessoria de imprensa (Prefeitura Municipal de Fortaleza). Atua ainda como redator publicitário. É autor do livro-reportagem Tramas de Calçada – uma novela jornalística, lançado em julho de 2014, e do projeto de memória Ruas Biográficas, no ar no Instagram.
Serviço:
Edições BPM – escritas da vida
Cel e WhatsApp (85) 996109329
Facebook/edicoesbpm
Instagram: @escritasdavida
Twitter: @edicoesbpm
-
Ceará4 dias atrás
Censo Penitenciário: Maioria dos presos no Ceará tem entre 26 e 29 Anos, são evangélicos, solteiros e heterossexuais
-
Ceará1 dia atrás
Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza
-
Esportes4 dias atrás
Brasil encerra Paralimpíada no top 5 do quadro de medalhas
-
Brasil2 dias atrás
A primeira deflação em mais de um ano diminui a pressão sobre o Banco Central para aumentar os juros, afirmam analistas.
-
Futebol4 dias atrás
Neymar deve chegar a mais de um ano sem jogar, após fazer novos exames
-
Empregos4 dias atrás
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa segunda-feira, 09
-
Ceará4 dias atrás
Força dos mercados regionais do Ceará; entenda o que está por trás
-
Curiosidades3 dias atrás
Mulher brasileira faz descoberta histórica de par de buracos negros supermassivos