Iguatu
Jovens criam perfil ‘Lar Literário’ para fomentar leitura em Iguatu

Fazer a criança ou jovem tomar gosto pela leitura não é só mais desafio dos educadores. Quatro jovens acadêmicos de Direito querem fazer deum livro, que já foi lido por você e que está guardado em casa,seja útil para outra pessoa. Com essa ideia nasceu o Projeto ‘Lar Literário’ que visa, a baixo custo, circular o maior número de livros possíveis nas mãos de leitores e assim incentivar o hábito ainda pouco incutido.
O projeto dos alunos do segundo semestre da URCA campus Iguatu tem o objetivo de estimular entre a população o compartilhamento de leituras que tenham sido prazerosas, trazendo alegria, estimulando emoções e incentivando a leitura. “Somos leitores que não se contentaram em ler sozinhos e quiseram compartilhar as experiências transformadoras que obtivemos por meio da leitura”, disse Vitória Almeida, 18, uma das articuladoras do projeto.
O nome do projeto é associado com o bem-estar e acolhimento. “Geralmente a nossa casa é lugar em que nos sentimos bem confortáveis e felizes.Esses são sentimentos muito presentes na leitura”, explicou.
Há dois meses sendo desenvolvido, o ‘Lar Literário’ começou entre os colegas do meio acadêmico e ganhou força quando passou a ser disseminado nas redes sociais. Acomercialização de livros variaem torno de R$ 5,00 a R$ 10,00. O gênero visa incentivar o lado lúdico e social do leitor instrumentalizado pela reflexão filosófica a consciência política. “Quando passamos a estudar uma das cadeiras do curso, Filosofia Geral, despertamos o prazer para literatura filosófica e isso nos uniu a elaborar o projeto”, disse Vitória.
Para despertar o público alvo, o método da ‘leitura certa’ será colocado em prática segundo Arimateia Bezerra. “Tendências literárias que acompanhem a formação intelectual, o histórico de leitura de cada pessoa e a faixa etária. Para que o texto e o conteúdotornem-se algo prazeroso ao leitor,esse aspecto está sendo observado por nós”, disse.
A primeira plataforma escolhida pelos jovens foi o Instagram. Nela eles pretendem elaborar um resumo de cada obra que for chegando ao acervo.
Também idealizadora, Rafaela Ricarte, 18, afirma que o projeto de caráter independente já possui aceitação por parte dos colegas de outros cursos e seguidores das redes sociais “A procura está sendo muito satisfatória. Começamos com doações e dispomos os livros que tínhamos. Precisava ser plantada essa semente de formar público de novos leitores e descontruir que filosofia não é algo chato e tem sim o seu valor”, disse Rafaela.
Senso crítico
O Lar Literário não visa fins lucrativos. Com a venda dos livros e o capital adquirido são realizadas as compras dos materiais e de novos conteúdos para a execução do projeto. “Avaliamos o valor pela qualidade do livro.Não temos a pretensão de lucrar com isso. O objetivo maior é que as pessoas possam comprar e desenvolvam esse ato solidário”, lembrou Rafaela.
Conforme Elizeu Carvalho, 20, o projeto visa ainda alçar novos voos, um deles é ter o contato direto com instituições e movimentos de classe. “Teremos uma nova etapa. Vislumbramos chamar a sociedade civil organizada e núcleos organizacionais no objetivo de ter o contato direto e levar os livros à sociedade e quem sabe promover debates e conviver com pensamentos diferentes sobre ideologia criar senso crítico e fugir do senso comum”, disse.
Serviço
Instagram: projeto.amigos (Lar Literário)
-
Videos1 dia atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/03/2025 – A cidade está sendo limpa. Só coloque o lixo na rua no dia de coleta
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 21/03/2025 – O prefeito anunciou em grande alarde a terceira tentativa de acabar com o lixo em Iguatu.
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 20/03/2025 – O suposto ataque hacker ao SAAE
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 24/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 21/03/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 20/03/2025
-
Videos1 dia atrás
Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu
-
Videos4 dias atrás
Câmara de Iguatu aprova criação da ‘casa do autista’ em dia de presença de entidades