Mundo
Kilauea, o vulcão sagrado do Havaí, entra em erupção novamente

O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção no domingo (10), lançando lava na cratera Halemaʻumaʻu, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O vulcão é o mais jovem e ativo da ilha e já teve várias erupções desde 2020, sendo a última em junho deste ano.
A nova erupção foi acompanhada de forte atividade sísmica e elevação do cume do vulcão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O nível de alerta do vulcão foi aumentado e os moradores e visitantes devem ficar atentos aos riscos de gás vulcânico e partículas de pedra vulcânica que podem causar irritação na pele e nos olhos.
O Kilauea tem um histórico de erupções destrutivas, como a de 2018, que destruiu centenas de casas e provocou a evacuação de bairros inteiros. Desde então, o vulcão tem passado por mudanças constantes, alternando períodos de calma, agitação e erupção.
Para os nativos havaianos, as erupções têm um significado espiritual e o cume do Kilauea é sagrado, sendo o lar de Pele, uma divindade havaiana. O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí pediu que as pessoas abordem o lugar com reverência e respeito.
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025
-
Iguatu3 dias atrás
ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada
-
Iguatu4 dias atrás
Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses
-
Iguatu3 dias atrás
Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu
-
Noticias4 dias atrás
Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará
-
Noticias4 dias atrás
Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda