Brasil
Lula processa a revista Veja; matéria de capa desta semana é “repugnante”, dizem advogados
[caption id="attachment_20800" align="alignnone" width="640"]
Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula [/caption]
Ex-presidente entrou nesta quarta-feira (29) com ação judicial pedindo reparação por danos morais. “A reportagem repete práticas comuns a VEJA: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos”, diz nota do Instituto Lula.

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Ex-presidente entrou nesta quarta-feira (29) com ação judicial pedindo reparação por danos morais. “A reportagem repete práticas comuns a VEJA: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos”, diz nota do Instituto Lula.
O Instituto Lula emitiu nota no início da tarde desta quarta-feira (29) comunicando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação judicial contra os responsáveis pela publicação da matéria de capa desta semana da revista Veja. O processo tem como objetivo reparação por danos morais.
Os autores da matéria são Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, todos alvos da ação, assim como o diretor de redação Eurípedes Alcântara. De acordo com os advogados que movem o processo, “o texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”.
Confira abaixo a íntegra da nota.
NOTA À IMPRENSA
Lula aciona a Justiça contra mentiras de VEJA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nesta quarta-feira (29) com ação judicial por reparação de danos morais contra os responsáveis pela matéria de capa da revista VEJA desta semana.
São alvos da ação Robson Bonin, Adriano Ceolin e Daniel Pereira, que assinam as reportagens de capa da edição 2.436, que chegou às bancas em 25 de julho passado, além do diretor de redação Eurípedes Alcântara.
“O texto é repugnante, pela forma como foi escrito e pela absoluta ausência de elementos que possam lhe dar suporte”, destacam os advogados de Lula na ação. A peça reafirma também que, de acordo com jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, “a liberdade de comunicação e de imprensa pressupõe a necessidade de o jornalista e/ou o veículo pautar-se pela verdade”.
A reportagem repete práticas comuns a VEJA: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula.
Fonte: Brasil de Fato
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

