A Marvel tem seus grupos de heróis, os Vingadores; assim como a DC tem a Liga da Justiça. No Brasil, editoras e artistas independentes apostam na mesma fórmula de criar universos em que diferentes defensores coexistem, mas com um diferencial: personagens e cenários brasileiros, aproximando o contexto do público e facilitando a sua identificação.

Universo Guará

Talvez você não conheça o Universo Guará, mas com certeza conhece o herói (ou seria justiceiro?) mais famoso da editora, o Doutrinador – aquele mesmo do filme de 2018. Nesse universo, existem os protagonistas com poderes e os que não possuem habilidades especiais mas que buscam – na realidade em que vivem – transformar o mundo para melhor.

Talvez você não conheça o Universo Guará, mas com certeza conhece o herói (ou seria justiceiro?) mais famoso da editora, o Doutrinador – aquele mesmo do filme de 2018. Nesse universo, existem os protagonistas com poderes e os que não possuem habilidades especiais mas que buscam – na realidade em que vivem – transformar o mundo para melhor.

Ao todo, são 12 protagonistas em histórias que, na maioria das vezes, estão na mesma linha temporal e geográfica. Além do Doutrinador, a editora já lançou outras graphic novels, sempre apostando em temas polêmicos que deságuam, de alguma forma, na política. E como este já está bem conhecido, vamos apresentar outros dois nomes.

Pérola

Na história, a protagonista abandona sua cidade para se aventurar em uma grande metrópole e esquecer seu passado. Lá ela tem que testar seus limites e superar os traumas aprendendo a viver com novos “poderes”. A trama aborda temas pesados como abuso sexual, prostituição, uso de drogas e tráfico de crianças, mostrando que violência na vida de uma mulher infelizmente é rotina.

Santo

O professor Salvador Sales é médium desde a infância, mas rejeita esse “poder” até presenciar um ataque a um centro de umbanda realizado por uma sociedade secreta que prega o arianismo. Usando forças espirituais poderosas, ele se envolve numa verdadeira guerra espiritual. É um dedo na ferida da intolerância religiosa e do racismo.

Universo Prodigy

Os cinco homens mais ricos do mundo unem forças para executar um projeto grandioso: construir uma cidade-ilha autônoma, com leis e normas próprias. O resultado é um mercado controlado por mafiosos, com gangues nas ruas e criminalidade. É no contexto da criação de Éden City que começa a se formar mais um grupo de protagonistas dos quadrinhos brasileiros; conheça os Prodigy.

Gatuno

Thomas Till é um adolescente que vive em São Paulo. Cego desde que nasceu, o jovem aceita ser o primeiro paciente a testar o procedimento de uma cura para a cegueira conseguida a partir do DNA de um gato. Durante a cirurgia algo dá errado e ele tem não apenas sua visão curada, mas adquire poderes e se torna o Gatuno.

Los Ratos

A gangue Los Ratos não tem piedade. Rouba, vandaliza e mata por dinheiro. Sem uma liderança específica, o seu maior ato no mundo do crime – assaltar a Casa da Moeda – foi frustrado pelo Gatuno. Agora, eles saem de São Paulo rumo a Éden City para uma nova empreitada. Como se a ilha já não tivesse problemas demais.

Universo A Ordem

“A Ordem”, “Protocolo – A Ordem”, e agora “Alfa – A Primeira Ordem” são títulos das graphic novels que integram A Ordem, um projeto que envolve o trabalho de mais de 20 autores e seus próprios heróis, muitos deles com décadas de existência, criados nos anos 70 ou até mesmo antes. Reunindo mais de 40 super-heróis nacionais, o projeto resgata personagens clássicos numa batalha para salvar o Universo!

Entre os nomes mais conhecidos, aparecem o Anjo Urbano, Bruce O Exterminador, Capitão R.E.D, Capitão 7, Crânio, Dragão Negro, Homem Trator e Inferno. Conheça mais sobre alguns:

Flama

A história do Flama começou em uma radionovela da Paraíba, em 1963. O herói não tinha poderes especiais, mas apresentava uma grande resistência a queimaduras. Era um vigilante mascarado a serviço da justiça local, chamado em casos e situações perigosas. O Flama utiliza uma pistola e suas habilidades intelectuais fora do comum, bem como força física, para combater o crime.

Jaguara

Jaguara é uma índia guerreira, detentora da milenar Lança de Tupã e líder da tribo dos Krenakores, os temíveis índios gigantes do Jaguaretama. Na região em que vive, existem tribos ferozes e hostis; animais perigosos e letais; criaturas sobrenaturais; e seres fantásticos vindo do Folclore Brasileiro. Mas a grande luta da personagem é contra o homem branco que explora a fauna e a flora de forma devastadora.

Fonte: Roteiro Nerd