Noticias

Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) emitiu um alerta para mais de 133 mil eleitores que correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. Esses eleitores não compareceram às três últimas eleições — sendo cada turno considerado um pleito — e não justificaram as ausências nem pagaram as multas correspondentes. O prazo final para regularização da situação é até esta segunda-feira, 19 de maio.

Ter o título cancelado vai além da impossibilidade de votar. O cidadão que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode enfrentar outras restrições, como impedimento para tomar posse em cargo público, dificuldade para renovar matrícula em instituições de ensino públicas ou fiscalizadas pelo governo, entre outras penalidades administrativas.

Para verificar se está entre os eleitores em situação irregular, o cidadão pode acessar o site do TRE-CE. A regularização pode ser feita de forma digital, por meio do autoatendimento, do aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também a opção de atendimento presencial em cartórios eleitorais, centrais ou postos de atendimento. O TRE-CE disponibiliza ainda o número (85) 3195-8400 para informações via WhatsApp.

EM ALTA

Sair da versão mobile