Ceará
Mais de 4 mil testes para detecção do coronavírus foram realizados no Ceará; 81% ocorreram na rede pública
O Ceará já realizou 4.664 testes para o diagnóstico da infecção pelo coronavírus até o último domingo (29). Desse total, 3.805 foram processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN). A informação foi confirmada pelo Boletim Epidemiológico desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Enquanto 81,6% das amostras ficaram sob responsabilidade de análise na rede pública, outros 818 testes foram realizados em laboratórios particulares, número que representa 18,4% do total registrado.
Ainda de acordo com os dados apresentados pela Sesa no domingo, os números mudam quando o assunto é a taxa de positividade da doença.
Na rede pública, mais precisamente nos testes administrados pelo LACEN, a proporção de positividade dos testes foi de 10,8%. Já entre os laboratórios particulares, a taxa foi de 19,2%.
Até domingo, 359 casos de infecção pelo novo coronavírus foram registrados em todo o estado. Deles, 338 são de residentes de Fortaleza e os restantes, 21 no total, são de 10 municípios, localizados na Região Metropolitana e no interior. Cinco pessoas morreram.
Demora no resultado
O tempo de resposta sobre os casos suspeitos de coronavírus tem sido um dos gargalos no combate à doença no Ceará. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Ceará, alega que a espera pelo resultado dos exames chega a ser de 17 dias. Moradores de 68 cidades, conforme levantamento diário feito pela entidade, aguardam resposta.
No estado, segundo o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgado neste domingo (29), 1.840 exames estão em análise. Devido à demora, a Sesa estabeleceu prioridades na fila de espera: testes em pacientes internados com suspeita da doença; pessoas que precisam de transplantes; daqueles que vieram a óbito supostamente em decorrência do coronavírus; e profissionais da saúde e segurança.
Conforme o Cosems, nas 68 cidades que aguardam resultado, o tempo de espera tem variado entre 3 e 17 dias. Fortaleza não consta na lista.
Fonte: G1 CE
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

