Regional
Mais de 80% do abastecimento de Acopiara vem do açude Trussu
A Cagece, em Acopiara, mantém com esforço o abastecimento de água da cidade. O sistema opera com remanejamento entre os bairros. A principal fonte de abastecimento é o açude Trussu, em Iguatu, que está apenas com 3,8% de sua capacidade. Outros 20% são oriundos do açude particular Raimundo Morais. A barragem pública que abastecia a cidade permanece seca.
A água é transferida do Açude Trussu por meio de uma adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cagece, em Acopiara. “É uma adutora emergencial, que apresenta problemas pontuais de vazamento, mas são pequenos, nas juntas de união dos canos, e são logos corrigidos”, explicou o diretor regional operacional, Adeilson Rolim.
Se não houver recarga neste atual período de chuvas, o açude Trussu vai secar no segundo semestre. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estima que em novembro próximo o reservatório deve apresentar volume seco. Atualmente a qualidade da água já exige mais esforço para o tratamento, adoção de elementos químicos.
“Mudamos a posição do flutuante, recentemente, no Açude Trussu, para captação de água em um ponto mais profundo, cerca de três metros de coluna de água”, disse Rolim.
Se o açude Trussu obter pelo menos 5% de recarga na atual quadra chuvosa (inverno) terá condições de atender com regularidade o abastecimento de Iguatu e Acopiara até a próxima quadra invernosa, em 2020.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

