Regional
Março começa com chuvas em Icó
O mês de março começou com chuvas em Icó. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 82 mm na sede do município.
Ainda de acordo com a Funceme, as 10 cidades que registraram as maiores chuvas no estado foram; Paramoti : 119.8 mm, Icapuí , 75.0 mm, Lavras Da Mangabeira : 65.0 mm, Ipaumirim : 56.2 mm, Milagres : 56.0 mm, Campos Sales : 51.0 mm, Icapuí (Posto: Barrinha) : 51.0 mm, Ocara : 46.0 mm, Meruoca : 44.0 mm, Pires Ferreira : 42.3 mm.
40%: prognóstico para o trimestre de março a maio
O prognóstico climático para o período de março a maio de 2020 indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da normalidade e ainda 20% abaixo da média para o período de três meses. Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (28).
Não se trata de uma atualização do primeiro prognóstico divulgado em janeiro para o trimestre de fevereiro a março, pois o período de previsão é diferente.
“Continua sendo uma previsão bastante otimista. Primeiramente, o que precisamos observar é que trata-se de uma previsão para um trimestre diferente, agora para o trimestre março-abril-maio de 2020. Outra razão está relacionada a algumas alterações que estão sendo observadas no Oceano Atlântico Tropical Sul, que vem nas últimas semanas mostrando um certo esfriamento, o que poderia, se essa tendência se manter, acabar prejudicando o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para latitudes mais ao sul”, comente a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Para chegar aos resultados, foi realizada uma análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil e do exterior, além da própria Funceme.
“O prognóstico também fala da variabilidade espacial das chuvas. De modo que a região sul do estado pode ter chuvas em torno da normal ou mesmo abaixo da normal em algumas áreas. Enquanto, na região ao norte do Ceará, a categoria mais provável continua sendo de chuvas acima da normal.”, reforça Sakamoto.
Fonte: Icó News
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

