Desde 2003 ocorre em Fortaleza a Caminhada Com Maria, evento tradicional da religião católica que cultua Nossa Senhora da Assunção como padroeira da cidade. Além de o dia ser feriado, as igrejas de Fortaleza ofertam missas especiais, voltadas à santa, e seus membros se articulam, desde o início do ano, para a Caminhada com Maria, que ocorre  a partir das 14 horas desta quinta-feira, 15.

“No Santuário [Nossa Senhora da Assunção] a primeira missa começa às 6 horas. Em seguida, temos uma missa às 8 horas presidida pelo nosso arcebispo dom José Antônio. Às 10 horas, missa com bispo auxiliar Dom Rosalvo e, ao meio-dia, a última missa presidida pelo dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza”, explica Jocenilton Brito, seminarista e membro da organização.

Jocenilton conta que a organização para o dia 15 começa bem antes, em meados de maio. No dia, também é combinado entre as paróquias que todas as missas realizadas devem acontecer pela manhã, para que os fiéis fiquem livres para a Caminhada com Maria, que esse ano tem como tema “Maria caminha conosco na construção da Paz”. “Em meio a tantos acontecimentos de violência na nossa Capital no início deste ano, foi achado, por bem, nós fazermos esse grande apelo pela paz”, conta Jocenilton.

A Caminhada com Maria tem início às 14 horas, com concentração dos fiéis no Santuário Nossa Senhora da Assunção, localizado na Av. Dom Aloísio Lorscheider. “Temos um grande número de fiéis que já se encontram no Santuário e tem início a caminhada seguindo até a ponte sobre o Rio Ceará, onde realizaremos um apelo pela paz, e continuamos em oração até a Catedral Metropolitana de Fortaleza”, descreve o organizador.

+ Veja esquema de segurança e trânsito para a caminhada

São mais de 20 pessoas participando da organização do evento, além de órgãos públicos que garantem a segurança no local. No último ano, pelo menos 2 milhões de pessoas participaram da caminhada e a expectativa é que o número permaneça na média. “São mais de quatro horas de caminhada. Recomendamos sempre que os fiéis usem roupas leves, levem água, se alimentem bem”, relembra Marcílio Gomes, também seminarista e organizador.

Confira a programação completa no Dia de Nossa Senhora da Assunção (15/08):

Santuário Nossa Senhora da Assunção – Missas 15/08:

6h – Padre Fernando

8h – Dom José Antônio

10h – Dom Rosalvo

12h – Dom Júlio César

14h – Saída para a XVII Caminhada com Maria

17ª Caminhada com Maria – “Maria caminha conosco na construção da paz”

Quando: 15 de agosto de 2018

Horário: às 14 horas

Onde: início no santuário Nossa Senhora da Assunção, na av. Dom Aloísio Lorscheider, 960.

Fonte: O Povo