Brasil
Matéria do Globo Rural mostra um dado preocupante: 1,7 mihão não tem energia elétrica
Um serviço básico e essencial, porém inacessível para muitos: no Brasil, aproximadamente 1,7 milhão de pessoas ainda vivem na penumbra, privadas do acesso à eletricidade.
Sem energia, puxar água do poço e cuidar dos animais torna-se um desafio. Geladeira, televisão e água gelada permanecem luxos inatingíveis.
Nesta reportagem, o Globo Rural volta, após 7 anos, a uma região semiárida no nordeste do Piauí, onde os habitantes ainda enfrentam adversidades devido à carência de energia elétrica.
Lançado pelo governo federal no final de 2003, o Programa Luz para Todos tinha o objetivo de prover, sem custo, energia para famílias rurais.
Desde então, 4 milhões de residências foram beneficiadas. No entanto, o próprio governo admite que muitos ainda estão à espera: cerca de 500 mil famílias. Confira essas histórias no VÍDEO – https://globoplay.globo.com/v/11842681/.
Quando a Luz Brilha
A segunda parte desta reportagem ilustra como a chegada da energia elétrica tem revolucionado a vida de inúmeras famílias.
A melhora na produção agrícola e no manejo dos animais são apenas alguns exemplos. Na região visitada pelo Globo Rural, a energia possibilitou a implantação de um sistema de irrigação por gotejamento, permitindo o cultivo da palma para a alimentação dos animais. Como resultado, os gastos com a compra de ração foram reduzidos em 80%.
Outra história inspiradora é a de moradores que, com acesso à energia elétrica, agora podem se conectar à internet, o que permitiu que uma moradora pudesse cursar uma faculdade à distância.
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

