Economia
MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

A partir desta terça-feira (1º), os Microempreendedores Individuais (MEIs) precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal: a inclusão do Código de Regime Tributário (CRT) 4, criado especialmente para essa categoria. A medida foi originalmente divulgada em 2024 através de uma nota técnica e seria implementada em novembro do mesmo ano, mas foi adiada e entra em vigor nesta semana.
De acordo com o Sebrae, os MEIs têm a obrigação de emitir nota fiscal nas transações comerciais com outras empresas, sejam elas vendas ou prestação de serviços. No entanto, quando se trata de vendas ou serviços para consumidores finais, a emissão permanece opcional. Até agora, os MEIs utilizavam o CRT 1, também utilizado pelas demais empresas do Simples Nacional.
A introdução do CRT 4 tem como objetivo facilitar a identificação dos MEIs nas operações fiscais e contábeis. Contudo, a falta da inclusão do novo código pode gerar complicações na emissão de nota fiscal, resultando em multas e até prejuízos nas atividades empresariais, conforme alertou Gularte ao portal.
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas