Brasil
Ministério da Saúde inclui 165 novas doenças relacionadas ao trabalho na lista oficial
A lista de doenças que podem ter relação com o trabalho foi atualizada pelo Ministério da Saúde depois de 24 anos sem revisão. A portaria que traz as novas doenças foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 29 de novembro. Agora, são 347 doenças que podem afetar a saúde física ou mental dos trabalhadores.
A atualização incluiu 165 novas doenças, principalmente de origem psicológica. Entre elas, estão o esgotamento profissional, conhecido como burnout, os transtornos causados pelo uso de álcool e as depressões. Essas doenças podem estar associadas ao estresse, à pressão, à violência ou ao assédio no ambiente de trabalho.
O Ministério da Saúde afirma que a revisão da lista foi feita com base em evidências científicas e em critérios técnicos. A pasta também diz que a lista é uma ferramenta importante para orientar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, a lista pode auxiliar na elaboração de políticas públicas de saúde do trabalhador.
A lista de doenças relacionadas ao trabalho foi criada pela primeira vez em 1999, pela portaria nº 1.339. Na época, foram reconhecidas 182 doenças que podiam ter vínculo com o trabalho. A lista é baseada na Classificação Internacional de Doenças (CID), que é atualizada periodicamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
-
Videos2 horas atrás
Adolescente morre depois de levar choque elétrico enquanto tomava banho de chuva, em Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Grave acidente de trânsito mata homem em Jucás
-
Iguatu4 dias atrás
Servidores em greve ocupam Ponte Demócrito Rocha
-
Iguatu5 dias atrás
Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água
-
Iguatu5 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 15/01/2025
-
Iguatu2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 13/01/2025
-
Iguatu5 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025
-
Iguatu6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025