Brasil
Ministro Camilo Santana afirma que o Enem deve focar em base curricular comum
O novo Ensino Médio, que deve ser enviado ao Congresso Nacional até setembro, prevê mudanças na Base Nacional Curricular Comum e no Enem. O ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que o Exame vai cobrar apenas as disciplinas obrigatórias, e não mais os itinerários formativos, que eram quatro áreas específicas escolhidas pelo estudante.
Os itinerários formativos também devem sofrer alterações nas escolas, para garantir a oferta a todos os alunos e evitar desigualdades. O ministro disse que a meta é diminuir o número de itinerários e torná-los mais claros, pois no novo Ensino Médio eles ficaram “muito soltos”.
Outra mudança prevista é na carga horária da base curricular, que deve ser reduzida. Essa foi uma demanda dos estudantes e professores, que criticaram o cronograma da reforma no Ensino Médio. Em abril, o Ministério da Educação suspendeu temporariamente a aplicação do novo modelo, que estava previsto para 2024.
O ministro afirmou que as mudanças estão sendo feitas com muito diálogo com diversas entidades educacionais, e que serão submetidas à avaliação do presidente Lula antes de serem enviadas aos parlamentares. Ele disse que vai se reunir com representantes dessas entidades nesta segunda-feira (28) para consolidar a proposta final.
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

