Noticias
Moradores de Juazeiro do Norte, com o pior saneamento básico do Ceará, enfrentam graves problemas de saúde
Juazeiro do Norte possui a pior cobertura de saneamento básico do Ceará, conforme dados do Trata Brasil 2024. O município apresenta apenas 23,41% de cobertura de esgotamento. Entre os pontos críticos, destaca-se o maior mercado público da cidade, localizado no bairro Pirajá, que não está conectado à rede de esgoto. O mercado atrai milhares de visitantes mensalmente e comercializa frutas e verduras próximas a esgotos a céu aberto.
Para a comerciante Francisca Vieira, o problema tem impactado negativamente o faturamento. Ela é uma das quase mil comerciantes que trabalham no local.
Além das perdas financeiras, a saúde é uma preocupação importante.
“Muitas pessoas já adoeceram de gripe, virose, de tudo. Adoece dos pés também, dá frieira, um monte de coisa. Mas a gente tem que trabalhar!”, enfatiza o comerciante José Gomes.
Os problemas de saneamento básico afetam não apenas os equipamentos públicos, mas também as residências. Juazeiro do Norte tem hoje 286.120 habitantes. O reciclador Francisco Flávio dos Santos é um deles. Em frente à casa onde mora, no bairro Romeirão, há um buraco que acumula água de esgoto.