Iguatu
Movimento Iguatu Vive reune jovens em manifestação por melhoras para a cidade
Na tarde de ontem, 25, foi realizado o primeiro ato do Movimento Iguatu Vive, um movimento apartidário, formado por jovens da cidade, questionando os problemas da cidade.
Na tarde de ontem, 25, foi realizado o primeiro ato do Movimento Iguatu Vive, um movimento apartidário, formado por jovens da cidade, questionando os problemas da cidade.
O grupo, formado pela internet, propõe ser um movimento continuo dos jovens, com reuniões para discutir os problemas da cidade e propor soluções junto ao poder público. As pautas do movimento começaram a ser discutidas em um grupo nas redes sociais e no último sábado foram passadas ao papel em uma reunião presencial na Praça Alcântara Nogueira.
Às 3 horas da tarde, horário programado, os primeiros manifestantes se reunião na praça da Caixa Econômica Federal para iniciar a programação, pintando faixas e cartazes. Muitos jovens também pintavam seus rostos com as cores da pátria.
Por volta das 17 horas houve um momento de debate sobre os temas defendidos, com explicações aos manifestantes sobre as bandeiras defendidas. Pablo Alves falou sobre o movimento estudantil na cidade, o professor Neilton Lima falou sobre a educação municipal. Jan Messias, representante do Centro Acadêmico do curso de direito da Urca falou sobre a necessidade de investimentos na educação superior, com especial atenção às instituições locais.
Depois do breve debate o grupo de jovens iniciou a passeata rumo à camara municipal. Cantando musicas que falavam sobre os problemas da cidade, o movimento chamou a atenção da população que estava no centro de Iguatu. Cartazes com frases criativas e críticas a projetos polêmicos, como a cura gay despertavam a curiosidade e o riso de quem acompanhava o movimento.
Em alguns momentos a passeata parou, para que a população pudesse entender os motivos da passeata. Por volta de 18 horas o grupo chegava à Câmara municipal de Iguatu, onde os vereadores realizavam seção.
O grupo ocupou o auditório da Câmara e o presidente da casa o vereador Bandeira Jr. achou por bem paralizar a seção para ouvir as demandas dos manifestantes. Foi aberto um momento para que se escolhessem os que falariam no púlpito, defendendo as bandeiras do movimento. Os escolhidos foram ouvidos e os vereadores propuseram realiar uma seção especial para que o movimento fosse ouvido com mais atenção.
Sobre o Movimento Iguatu Vive
Embora seja apartidário, o movimento conta com uma organização interna e horizontal, com comissões para coordenar as ações. O grupo na internet, que conta com mais de mil membros, promove discuções sobre os temas em destaques, especialmente aqueles da esfera municipal.
Na reunião de sábado, que pautou as reivindicações dessa passeata, ficou definido que me esferera local seria defendido o pagamento do piso salarial nacional aos professores do município, bem como o pagamento do mês de férias aos professores temporários e estagiários da rede pública. Outra bandeira defendida em plano local foi a maior atenção às universidades estaduais, Urca e Uece. Os manifestantes defenderam pressionar o legislativo local para que eles articulassem com o governo estadual para concluir as obras da Cidade Universitária e realização de concurso público para professor efetivo nas duas instituições.
Outra bandeira defendida foi uma maior atenção à infra-estrutura no município, com melhorias na saúde e também no transporte coletivo. O grupo se articula para realizar outras reuniões e atos públicos, para acopanhar as ações dos vereadores no sentido de atender às demandas da população.




-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Brasil1 semana atrásVITÓRIA CONTRA O MARCO TEMPORAL: STF forma maioria e derruba tese que restringe direitos indígenas

