Noticias

Mulher morre após infecção por ameba comedora de cérebro ao usar água da torneira em lavagem nasal

Published

on

Uma mulher de 71 anos, residente no Texas, Estados Unidos, faleceu após contrair uma infecção causada pela Naegleria Fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”. A idosa desenvolveu meningoencefalite amebiana primária (MAP) e morreu oito dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) relatou que os sintomas graves começaram quatro dias depois de a vítima realizar uma irrigação nasal com água da torneira de um trailer no acampamento onde estava.

A Naegleria Fowleri é uma ameba frequentemente encontrada em águas doces e quentes, como lagos, rios e piscinas mal conservadas. Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Com a progressão da infecção, o paciente pode apresentar rigidez na nuca, convulsões, alteração do estado mental e alucinações, podendo entrar em coma. De acordo com o CDC, dos 164 casos registrados entre 1962 e 2023, apenas quatro pacientes sobreviveram.

Para reduzir o risco de infecção, o CDC recomenda que a lavagem nasal seja feita apenas com água destilada ou esterilizada. Se a água da torneira ou de filtro for utilizada, é essencial fervê-la por pelo menos um minuto e resfriá-la antes do uso. Em 2020, autoridades do Texas emitiram alertas sobre a ameba após a morte de um menino de seis anos que teve contato com um lago contaminado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile