Regional
Município de Icó instala sede do Programa de Aquisição de Alimentos
A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos de Icó instalou e inaugurou nesta quarta-feira, 25, a sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com a presença de agricultores, sindicatos e movimentos sociais do meio rural, lideranças políticas e comunitárias; vereadores e secretários, além das autoridades municipais icoenses, lideradas pela prefeita Laís Nunes e pelo secretário Geraldo Sabino.
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Como funciona
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los nos momentos mais propícios, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.
A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais.
“É importante esse programa, porque é um espaço próprio para fortalecer a agricultura familiar de nossos sertanejos, facilitando a entrega aos seus produtos”, disse Geraldo Sabino.
A prefeita Laís Nunes; o ex-deputado Neto Nunes; o secretário Geraldo Sabino; o vereador Eliseu Amâncio; Roberto Santana, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STTR); Fábio Pereira, Coordenador do PAA local e a gerente do Banco do Brasil de Icó, Patrícia Siqueira, falaram aos presentes no evento, explicando a grande importância do projeto aos munícipes icoenses.
“Esse projeto fortalece a agricultura familiar e promove o bem comum”, registrou a prefeita Laís Nunes.
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Iguatu1 semana atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu1 semana atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

