Câncer de próstata (Foto: Divulgação/Greenpeace)
Em Salto, UBSs irão realizar atendimentos e exames durante todo o mês.

 

Segundo INCA, foram identificados 60 mil casos da doença em 2012.

Depois da campanha Outubro Rosa, que destaca os cuidados que devem ser tomados para a prevenção do câncer de mama e a saúde feminina em geral, a cidade de Salto (SP) também aderiu à campanha Novembro Azul. O alerta agora é para a saúde dos homens, sobretudo para os cuidados contra o câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro, os homens podem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para agendar o exame, sem a necessidade de passar com o médico antes.

No próximo dia 27, todas as unidades básicas de saúde irão realizar ações de prevenção, como o exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que servirá de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata. Alterações significativas serão encaminhadas aos especialistas. A ação é destinada a homens acima de 50 anos.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2012 foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde o câncer de próstata está na segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele que acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos.

Além dos exames de toque retal e de sangue para dosagem do PSA, o Ministério da Saúde recomenda uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico, ações que irão contribuir para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer.

*G1