O início do ano traz consigo a esperança de dias melhores e também algumas preocupações. Chegam os boletos de IPTU, IPVA, Seguro DPVAT, compra de material escolar e livros didáticos.

As famílias precisam se organizar financeiramente para esses gastos logo no primeiro mês do ano. Alguns pais se anteciparam e aproveitaram o que sobrou do 13° salário de 2019.

Você acha que os valores cobrados pelos livros didáticos na rede privada são justos?

A Jussara Leal é mãe de 03 meninas em idades bem distintas e sabe bem quanto custa para manter suas filhas em boas instituições de ensino: ” Os livros são caros sim, principalmente pra mim que tenho 03 filhas, uma de 04, uma de 09 e uma 13 anos. A gente sempre deixa uma reserva no cartão porque tem a facilidade de parcelar porque à vista já não tem como juntar, o valor é muito alto, e ainda vem material escolar, fardamento escolar, vem matrícula.”

A reportagem da Mais FM e da TV Mais procurou alguns diretores de escolas particulares de Iguatu para entender a política adotada. Os pais, mães ou responsáveis devem procurar os melhores preços e condições que se enquadrem na realidade de cada um.

A cidade de Iguatu registra dezenas de instituições de ensino privado que oferecem serviços e preços diferenciados. É preciso pesquisar. Observamos nessa reportagem que o livro didático atualmente não é o único material utilizado pela rede privada, existem vários sistemas de ensino.

O livro mudou

Em tempos passados os livros eram tidos como objeto de extremo cuidado. Quem esteve na escola nos anos 90, por exemplo, deve lembrar-se de cobrir os livros com embrulho colorido. Não era permitindo riscar, rasgar, sujar ou colar nos livros da escola que eram repassados para outras crianças que ainda iriam usá-los.

O Livro Didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos, utilizados na escola. Parece ser consenso da sua importância no processo de ensino, pois ele auxilia, orienta e até mesmo direciona a aprendizagem.

A pré-escola /educação infantil dispõe de valores diferentes para livros didáticos em relação ao ensino fundamental e médio pelo número de disciplinas que vai aumentado ao longo de cada ano.

As escolas estão se preparando para receber seus alunos novatos e veteranos a partir do dia 20 deste mês. Antes disso as crianças podem aproveitar o universo da literatura infantil brasileira rica em criatividade e diversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário
Por favor digite seu nome