Mundo
Para Alemanha, fracasso em reunião sobre cota de refugiados cobre UE de vergonha
O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, disse hoje (15) que a Europa está “coberta de vergonha” depois do fracasso, na véspera, de uma reunião ministerial, em Bruxelas, sobre a repartição dos refugiados entre os países da União Europeia (UE).
Na segunda-feira (14) à noite, a Europa “cobriu-se novamente de vergonha”, declarou Gabriel, que é também ministro da Economia da chanceler Angela Merkel.
“O que vivemos [na segunda-feira] ameaça a Europa ainda mais do que a crise grega”, disse. “E se não chegarmos a um acordo, então as previsões orçamentárias europeias serão, a médio prazo, reduzidas”.
“A Alemanha não está pronta para ser na Europa, de certa forma, o pagador (…) Todos participam quando recebem dinheiro, mas ninguém aparece quando é para assumir responsabilidades. Se isto continuar assim, é o fim das atuais condições de financiamento”, lamentou o político.
O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, já tinha sugerido reduzir os fundos estruturais da União Europeia aos países que rejeitem as cotas de repartição de refugiados.
“Devemos falar de meios de pressão”, disse à televisão pública alemã ZDF. Os países que se recusam a repartir cotas “são muitas vezes os países que recebem muitos fundos estruturais” europeus, acrescentou.
Na segunda-feira, o vice-chanceler afirmou que a Alemanha, que reintroduziu no domingo os controlos em suas fronteiras, esperava receber um milhão de migrantes e refugiados este ano, quando as previsões oficiais apontavam para 800 mil.
Os 28 estados-membros do bloco europeu, em reunião de emergência na segunda-feira à noite, em Bruxelas, não chegaram a um acordo sobre a repartição obrigatória de 120 mil refugiados.
A Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia, nomeadamente, recusaram a repartição através de cotas.
Fonte: AGENCIA BRASIL
-
Iguatu1 semana atrásDeputado Marcos Sobreira vota contra emenda para tratamento oncológico em Iguatu e decisão gera forte reação
-
Brasil1 semana atrásTrabalhadores processam Volkswagen por regime análogo à escravidão; Ministério aponta incentivos da ditadura
-
Iguatu2 semanas atrásIGUATU – PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É DEMITIDO APÓS CONDENAÇÃO POR FALSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS
-
Iguatu1 semana atrásEnquanto o Governo do Ceará amplia o Sinalize, Iguatu arrecada milhões em IPVA e mantém ruas esburacadas
-
Ceará1 semana atrás‘Até que a morte os separe’: em 80% dos feminicídios o autor é o companheiro ou ex da vítima
-
Ceará1 semana atrásPesquisa do Instituto Paraná Pesquisas aponta Eunício Oliveira na liderança para o Senado no Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça proíbe rádio de Iguatu (CE) de tocar músicas e cobra R$ 971 mil em ação por não pagamento de direitos autorais
-
Ceará1 semana atrásMaranguape terá vacinação acelerada com nova vacina contra a dengue, anuncia Ministério da Saúde

