Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa: 76% dos hospitais não têm condições de atender pacientes com AVC

Publicado

on

Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) com médicos neurologistas e neurocirurgiões de todo o Brasil indica que 76% dos hospitais públicos onde eles trabalham não apresentam condições adequadas para atender casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apenas 3% dos serviços avaliados pelos médicos têm estrutura classificada como muito adequada e 21% como adequada, de acordo com estudo divulgado hoje (31).

O CFM ouviu 501 médicos que trabalham em serviços de urgência e emergência de unidades de saúde pública de todo o país. Eles responderam a um questionário sobre a situação do atendimento a pacientes com AVC, considerando critérios como o acesso exames de imagem em até 15 minutos, disponibilidade de leitos e medicamentos específicos, triagem dos pacientes identificados com AVC de forma imediata, capacidade numérica e técnica da equipe médica especializada e qualidade das instalações disponíveis, entre outros pontos baseados em parâmetros internacionais e nacionais de atendimento ao AVC.

A percepção da maior parte dos médicos entrevistados aponta que as unidades públicas de saúde nem sempre estão preparadas para receber de forma adequada um paciente com sintomas do AVC, apesar de ser uma doença grave que está entre as principais causas de morte em todo o mundo.

“Nós fomos atrás dessa percepção em virtude do Acidente Vascular Cerebral ser a segunda principal causa de morte no Brasil, um dado epidemiológico. E é a principal causa de incapacidade no mundo e no Brasil, gerando inúmeras internações”, disse Hideraldo Cabeça, neurologista responsável pela pesquisa e coordenador da Câmara Técnica de Neurologia e Neurocirurgia do CFM.

Infraestrutura de atendimento é inadequada

Segundo a pesquisa, a infraestrutura de atendimento a casos de AVC é inadequada em 37% dos serviços e pouco adequada em 39%, totalizando 76% de serviços que não se enquadram totalmente nos protocolos de atenção ao AVC estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entre os itens essenciais que não estão disponíveis em mais da metade das unidades de saúde figura a tomografia em até 15 minutos e o acesso ao medicamento trombolítico, usado para dissolver o sangue coagulado nas veias do cérebro.

“Você não ter o uso do trombolítico em 100% dos serviços é um problema sério. Se o mesmo indivíduo chegar em locais diferentes, em um ponto ele vai ter atendimento próximo daquele que é recomendado e em outro local não. E se tem o trombolítico, tem local para fazer? Ele vai fazer na maca ou de forma respeitosa em um leito apropriado?”, questionou o neurologista.

A pesquisa aponta ainda que em 66,4% das unidades não havia apoio adequado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). E em 87,9% dos hospitais não havia número suficiente de leitos para a demanda de AVC.

“Nosso objetivo é atender rápido e trazer menos prejuízos. Quanto menor o tempo de atendimento, maior a chance de menor sequela. Se você atende em um curto tempo, você aumenta a chance de benefício e recuperação desse indivíduo e seu retorno à sociedade” afirmou Hideraldo.

A rapidez no atendimento fez a diferença para a recuperação do treinador de futebol Ricardo Gomes. O então técnico do Vasco da Gama sofreu um AVC hemorrágico em 2011 na beira do campo, em um jogo contra o Flamengo. Ele foi prontamente atendido.

Seis anos após o acidente, Gomes ainda faz reabilitação para amenizar as sequelas, mas retomou sua rotina de trabalho. O caso do técnico é lembrado em campanhas de conscientização promovidas pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e outras associações médicas.

Mortes e sequelas

Conhecido popularmente como derrame ou trombose, o AVC ocupa o segundo lugar no ranking de enfermidades que mais causam óbitos no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, em 2014, último ano em que há dados disponíveis, morreram no país mais de 99 mil pessoas.

Os estados da região Norte são os que apresentam a maior incidência da mortalidade por AVC no país. Só no Amapá, de 2008 a 2014 houve aumento de 89,7% no número de mortes por AVC.

No ano passado, quase 177 mil pessoas foram internadas para tratamento de AVC no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Quase 30 mil pacientes tiveram alta da internação por óbito. Se a tendência registrada até 2014 permanecer, a mortalidade poderá atingir novamente este ano o equivalente a mais da metade dos pacientes que passaram pelo SUS.

O AVC também é a primeira causa de incapacidade funcional no país e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O paciente atingido pelo AVC pode ficar com sequelas como dificuldade para se locomover, falar, sofrer paralisia em um dos lados do corpo e perda de algumas funções neurológicas, entre outras.

Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, em que ocorre rompimento de artérias e sangramento no cérebro e o isquêmico, tipo mais frequente que representa 80% dos casos e é caracterizado pelo entupimento das artérias por um coágulo.

De acordo com os especialistas, a diferenciação imediata pelo médico entre um tipo e outro de AVC é determinante no sucesso do tratamento e na reversão de possíveis sequelas. A identificação na maioria das vezes é possível por meio do exame de tomografia ou pela ressonância magnética, dependendo do caso.

Capacitação

A disponibilidade de recursos humanos também foi considerada como inadequada (28%) ou pouco adequada (44%) em 72% dos hospitais onde atuam os especialistas que foram alvo da pesquisa. Os médicos entrevistados relataram que, em 69,6% dos serviços, não há equipes médicas em quantidade suficiente para atender os pacientes e que, em quase 50% dos serviços, não há oferta de treinamento para a equipe médica e multidisciplinar.

“É fundamental que neurologistas sejam capacitados para atender AVC. Existem no Brasil de 6 a 8 programas de especialização do neurologista em AVC, mas isso ainda é pouco diante do desafio que a doença requer. Outro ponto é a carência de recursos para pesquisa científica em AVC. A gente precisa testar os remédios que estão disponíveis no país, que são diferentes muitas vezes dos remédios usados lá fora. E precisa de pesquisas mais voltadas para a realidade nacional”, explica Octávio Marques Pontes Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV).

Entre os poucos serviços que foram avaliados na pesquisa do CFM como muito adequados no país, está o do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP). A capacitação dos profissionais e o tratamento do AVC como prioridade estão entre os motivos para a região atendida pelo hospital ter índices mais baixos de morte pela doença.

“A Organização Mundial da Saúde recomenda que – da porta do hospital até o início do tratamento trombolítico – o atendimento seja feito em no máximo 60 minutos. A gente conseguiu aqui no HC baixar esse tempo médio pra 29 minutos. É um hospital público, com todas as dificuldades, tem leito no corredor, mas a gente estruturou o atendimento, organizou e treinou todo mundo”, explicou Marques, que também é professor e chefe do Departamento de Neurologia Vascular do HC.

A cidade ainda conta com uma rede de atenção à urgência e regulação médica estruturada desde 2000, o que garante a rapidez do atendimento. “O paciente de AVC não pode ir de carro para o hospital, ele tem que ser orientado a ligar para o 192, porque o Samu já sabe qual o hospital naquela região que atende AVC e pode pré notificar o hospital”, explica Marques.

O hospital supera também os índices de oferta do medicamento trombolítico. Enquanto no Brasil estima-se que de 1,5% a 2% dos pacientes com AVC recebem o medicamento, na regional atendida pelo HC de Ribeirão Preto, em torno de 6 a 8% dos pacientes têm acesso ao tratamento.

Linha de cuidado

Em 2012, o Ministério da Saúde instituiu a Linha do Cuidado do AVC para a Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Por meio da portaria 665, foi criado um manual de rotinas com orientações e critérios de atendimento ao AVC.

Desde o lançamento da linha de cuidado, o Ministério da Saúde credenciou 51 unidades no país como habilitadas para atender casos de AVC. Contudo, o presidente da SBDC alerta que seriam necessários pelo menos 200 unidades credenciadas em todo o território brasileiro por conta da dimensão do país.

“A estimativa da Organização Mundial de Combate ao AVC (World Stroke Organization) é de que, para cada 100 mil habitantes, precisaria de pelo menos 5 mil leitos. A unidade AVC é a principal intervenção na redução de mortalidade e incapacidade por AVC”, explicou o médico.

Prevenção

O Conselho Federal de Medicina vai compartilhar os resultados da pesquisa com os conselhos regionais, que encaminharão o documento às secretarias de saúde estaduais e municipais. O objetivo é alertar os gestores locais para que melhorem a estrutura de atendimento a fim de reduzir o número epidêmico de óbitos e pessoas incapacitadas.

“AVC tem tratamento, mas é uma emergência médica, o tratamento é extremamente efetivo, mas se for dado nas primeiras horas. Depois de 24 horas não tem mais o que fazer, na verdade é tratar a sequela e evitar complicação”, afirma Marques.

Além de recomendar a melhora na gestão do serviço de emergência e a ampliação das unidades credenciadas, com a incorporação de novas tecnologias, os especialistas ressaltam que a conduta dos pacientes também tem impacto na prevenção dos casos de AVC.

Os médicos alertam que é necessário fazer controle periódico de fatores de risco como a hipertensão, o diabetes, o tabagismo, obesidade, colesterol alto e o sedentarismo. Segundo os neurologistas, entre 80 e 90% dos casos de internação e até de morte por AVC podem ser evitados se houver melhoria na estrutura do atendimento e se o paciente adotar hábitos saudáveis. Eles lembram ainda que, apesar de ser mais recorrente entre os idosos, a doença pode atingir pessoas em qualquer idade, até recém-nascido.

Fonte: Agência Brasil

DIÁLOGO MAIS PODCAST – O Ódio na Política

Radio Ao vivo

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu8 horas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 12 Novembro 2024

Futebol8 horas atrás

Santos vence Coritiba por 2 a 0 e garante retorno à Série A do Brasileiro

Ceará9 horas atrás

A parceria público-privada entre a Ambiental Ceará e a Cagece é parte de um esforço para fornecer rede de esgoto a 90% da população até 2033

Ciência11 horas atrás

Orangotango utiliza planta medicinal para tratar ferida e surpreende cientistas

Brasil13 horas atrás

Copom alerta sobre a possibilidade de prolongamento do ciclo de alta da Selic

Brasil13 horas atrás

Camex isenta remédios contra câncer do imposto de importação

Ceará13 horas atrás

Inmet divulga alerta de chuvas intensas para 21 municípios do Ceará

Brasil14 horas atrás

Brasil é certificado pela OMS como país livre da elefantíase

Curiosidades14 horas atrás

O homem mais tatuado do Brasil se converte e opta por remover as tatuagens do rosto

Brasil14 horas atrás

Relatório aponta que mais de 66 mil pessoas estão na fila de espera por transplantes no Brasil

Brasil14 horas atrás

Vendas do varejo superam em 9,3% os níveis pré-pandemia, indica IBGE

Brasil14 horas atrás

Escala 6×1: Entenda como funciona, os problemas envolvidos e as mudanças propostas pela PEC

Noticias14 horas atrás

Suspeita de ‘doença da vaca louca’ está sendo investigada em Minas Gerais

Videos17 horas atrás

Balaio de Gatos: Conheça a realidade do Bairro Novo Altiplano

Brasil17 horas atrás

Aliança contra Fome: desafios incluem engajamento social e durabilidade dos efeitos

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/11/2024

Brasil18 horas atrás

Petrobras e Gerdau assinam contrato de gás natural no mercado livre no Rio Grande do Sul

Brasil19 horas atrás

Descubra como se envolver com o G20 Social

Iguatu21 horas atrás

Descaso com recurso em desapropriação bloqueia contas da Prefeitura de Iguatu e ameaça pagamentos essenciais

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 11 Novembro 2024

Iguatu1 dia atrás

Proposta de Fim da Jornada 6×1 Ganha Força e Debate no Congresso Nacional

Brasil1 dia atrás

Ministério da Educação, considera retomar certificação do ensino médio pelo Enem, para maiores de 18 anos

Brasil1 dia atrás

Dia 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Noticias2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/11/2024

Futebol2 dias atrás

Copa do Brasil 2024: Flamengo se destaca e passa a ser campeão após vencer Atlético-MG

Ceará2 dias atrás

Casos de rinovírus entre crianças e adoescentes, aumentam no Ceará

Ceará2 dias atrás

Enem 2024: Ceará registra a menor taxa de faltosos no segundo dia, com 24,3% de ausências

Noticias2 dias atrás

Pneumologistas alertam que o incenso pode ser mais prejudicial à saúde do que o cigarro

Brasil2 dias atrás

Divulgação antecipada do gabarito oficial do Enem será feita

Ceará2 dias atrás

Abertura do Cine Ceará, neste sábado, marca início de exibições gratuitas de filmes e curtas em Fortaleza, até 15 de novembro

Iguatu8 horas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 12 Novembro 2024

Futebol8 horas atrás

Santos vence Coritiba por 2 a 0 e garante retorno à Série A do Brasileiro

Ceará9 horas atrás

A parceria público-privada entre a Ambiental Ceará e a Cagece é parte de um esforço para fornecer rede de esgoto a 90% da população até 2033

Ciência11 horas atrás

Orangotango utiliza planta medicinal para tratar ferida e surpreende cientistas

Brasil13 horas atrás

Copom alerta sobre a possibilidade de prolongamento do ciclo de alta da Selic

Brasil13 horas atrás

Camex isenta remédios contra câncer do imposto de importação

Ceará13 horas atrás

Inmet divulga alerta de chuvas intensas para 21 municípios do Ceará

Brasil14 horas atrás

Brasil é certificado pela OMS como país livre da elefantíase

Curiosidades14 horas atrás

O homem mais tatuado do Brasil se converte e opta por remover as tatuagens do rosto

Brasil14 horas atrás

Relatório aponta que mais de 66 mil pessoas estão na fila de espera por transplantes no Brasil

Brasil14 horas atrás

Vendas do varejo superam em 9,3% os níveis pré-pandemia, indica IBGE

Brasil14 horas atrás

Escala 6×1: Entenda como funciona, os problemas envolvidos e as mudanças propostas pela PEC

Noticias14 horas atrás

Suspeita de ‘doença da vaca louca’ está sendo investigada em Minas Gerais

Videos17 horas atrás

Balaio de Gatos: Conheça a realidade do Bairro Novo Altiplano

Brasil17 horas atrás

Aliança contra Fome: desafios incluem engajamento social e durabilidade dos efeitos

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/11/2024

Brasil18 horas atrás

Petrobras e Gerdau assinam contrato de gás natural no mercado livre no Rio Grande do Sul

Brasil19 horas atrás

Descubra como se envolver com o G20 Social

Iguatu21 horas atrás

Descaso com recurso em desapropriação bloqueia contas da Prefeitura de Iguatu e ameaça pagamentos essenciais

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 11 Novembro 2024

Iguatu1 dia atrás

Proposta de Fim da Jornada 6×1 Ganha Força e Debate no Congresso Nacional

Brasil1 dia atrás

Ministério da Educação, considera retomar certificação do ensino médio pelo Enem, para maiores de 18 anos

Brasil1 dia atrás

Dia 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo? Entenda

Noticias2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/11/2024

Futebol2 dias atrás

Copa do Brasil 2024: Flamengo se destaca e passa a ser campeão após vencer Atlético-MG

Ceará2 dias atrás

Casos de rinovírus entre crianças e adoescentes, aumentam no Ceará

Ceará2 dias atrás

Enem 2024: Ceará registra a menor taxa de faltosos no segundo dia, com 24,3% de ausências

Noticias2 dias atrás

Pneumologistas alertam que o incenso pode ser mais prejudicial à saúde do que o cigarro

Brasil2 dias atrás

Divulgação antecipada do gabarito oficial do Enem será feita

Ceará2 dias atrás

Abertura do Cine Ceará, neste sábado, marca início de exibições gratuitas de filmes e curtas em Fortaleza, até 15 de novembro

Iguatu8 horas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 12 Novembro 2024

Videos17 horas atrás

Balaio de Gatos: Conheça a realidade do Bairro Novo Altiplano

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 12/11/2024

Iguatu1 dia atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 11 Novembro 2024

Noticias2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 11/11/2024

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos: Em entrevista ao jornal A Praça, Roberto Filho fala de seus planos para Iguatu a partir de 2025

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 11/11/2024

Iguatu4 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 08 Novembro 2024

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos: Iguatu terá um terminal logístico da Transnordestina em 2025

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/11/2024

Iguatu5 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 07 Novembro 2024

Noticias6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/11/2024

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos: O que tem a ver a vitória do Trump tem a ver com a gente?

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/11/2024

Iguatu6 dias atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 06 Novembro 2024

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/11/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 05 Novembro 2024

Noticias1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 05/11/2024

Iguatu1 semana atrás

Iguatu registra 23º crime de morte no ano

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/11/2024

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: Márcia Teixeira se pronuncia e afirma ser vitima de perseguição política!

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/11/2024

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos: Sá Vilarouca desmente versão de Marcos Sobreira (PSB) e chama o deputado de “mau-caráter”

Iguatu2 semanas atrás

Homem fica ferido após colidir veículo com carreta na Av. Perimetral em Iguatu

Iguatu2 semanas atrás

Iguatu – Homem armado morre, após confronto com a polícia em Iguatu

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos: Os embates voltaram! Agenor Neto x Marcos Sobreira – “Vale o Dito” a nova série do Balaio de Gatos

Noticias2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 01/11/2024

Iguatu2 semanas atrás

Jovem de 18 anos é morto no 21º homicídio no ano em Iguatu

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 01/11/2024

Iguatu2 semanas atrás

Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 31 Outubro 2024

EM ALTA