Noticias

Pneumococo: uma bactéria que pode causar doenças graves e mortais

Published

on

O pneumococo é uma bactéria que pode infectar diversas partes do corpo humano, como os pulmões, os ouvidos, os seios da face, a garganta e as meninges. Ele é responsável por doenças como pneumonia, meningite, otite, sinusite, bronquite e laringite. Em alguns casos, ele pode se espalhar pelo sangue e causar sepse, uma infecção generalizada que pode levar à morte.

As doenças pneumocócicas são um grave problema de saúde pública no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), elas matam cerca de 15% das crianças menores de 5 anos em todo o planeta. Na América Latina e no Caribe, elas são a maior causa de morte infantil por uma doença que pode ser prevenida por vacina, com até 28 mil óbitos por ano.

A vacinação é a principal forma de prevenir as doenças pneumocócicas. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que todas as crianças recebam a vacina contra o pneumococo, que protege contra os tipos mais comuns e perigosos da bactéria. A vacina também está indicada para adultos com mais de 60 anos ou com doenças crônicas.

O pneumococo é mais frequente no inverno e pode se associar ao vírus da gripe, causando quadros mais graves. Por isso, é importante se proteger contra as duas infecções, mantendo a vacinação em dia e adotando medidas de higiene e distanciamento social. Assim, é possível evitar complicações e salvar vidas.

EM ALTA

Sair da versão mobile