Estão abertas as inscrições para a 8ª edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. A instituição irá selecionar 29 propostas artísticas, divididas em artes visuais, cinema, dança, música e teatro. A submissão de projetos segue até dia 19 de março e a inscrição é realizada por meio do site da instituição.

Caso selecionado, o grupo ou o artista recebe R$ 1 mil mensalmente para ajuda de custos do trabalho. A ideia é que, durante o ano de 2020, os artistas recebam orientação de tutores para desenvolver o projeto cultural. No total, são sete meses de residência artística, a partir de junho. Ao final, os projetos apresentam seus resultados na Mostra de Artes do Porto Iracema.

Segundo Cláudia Pires, coordenadora dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema, a residência influencia não só os projetos dos artistas, mas toda a cena cultural da Cidade. “Quando você fomenta a criação, você movimenta as pessoas e gera uma energia que é transformadora. Um ambiente que tem uma escola de arte que vem investindo na criação repercute na cena cultural, mas também na vida desses artistas e de quem está no entorno”, explica a coordenadora.

O conteúdo dos projetos varia a partir de cada linguagem, mas todos devem ter um resumo e apresentação da proposta, justificativa e carta de intenção. É possível conferir o conteúdo completo no regulamento de cada laboratório.

Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, residir no Ceará há pelo menos dois anos e não pode ter sido contemplado nas últimas duas edições.

Serviço
Inscrições abertas para Laboratórios de Criação 2020
Quando: até 19 de março
Onde: pelo site Porto Iracema das Artes
Gratuito

Fonte: O Povo