Regional
Prefeitos das cidades onde a UECE tem campus tomam Café da Manhã na Reitoria
O reitor, Jackson Sampaio, e o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntos com pró-reitores, diretores de centros, faculdades e instituto superior, diretores administrativos e coordenadores de cursos, receberam no último 02 de dezembro, os prefeitos eleitos das nove cidades onde a UECE tem campus permanente, para um café da manhã, na Reitoria, campus Itaperi. O objetivo principal do encontro foi o de abrir caminhos de cooperação entre a instituição e as prefeituras, na perspectiva dos novos mandatos.
Durante o encontro, o reitor Jackson Sampaio, apresentou a grandeza e a complexidade da UECE, hoje, como seus 12 campi distribuídos por nove cidades, além de fazer um relato sobre os principais projetos de ensino, pesquisa, extensão social e inovação tecnológica desenvolvidos pela instituição. O reitor enfatizou, ainda, que a instituição é pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, pioneira na formação de professores e com maior capacidade de inclusão social.
Outro ponto de grande importância do encontro foi que, já ficou marcada para janeiro 2017, audiência com os prefeitos dos municípios de Crateús (18/01, às 10h30), Tauá (19/01, às 9h) e Iguatu (20/01, hora a ser confirmada), com a seguinte pauta: preparação do II Fórum de Educação Superior da cidade e região; parcerias na formação de professores e nos estágios; apoios específicos à cessão do CVT para a FAEC (caso Crateús), incorporação ao CECITEC do Museu do Dr. Feitosinha (caso de Tauá) e utilização conjunta do Campus Areias (caso de Iguatu). Nos demais municípios as reuniões serão marcadas futuramente (Fortaleza, Pacoti, Guaiuba, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá).
Estavam presentes, o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, representando o prefeito da Capital de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra; os prefeitos de Crateús , Marcelo Machado; de Quixadá, Ilário Marques; de Tauá, Carlos Windson Mota; de Guaiuba, Marcelo Fradique Accioly; de Itapipoca, o vice-prefeito, Edísio Pacheco , representando o titular João Ribeiro Barroso; e de Pacoti, Francisco José Sampaio. Os prefeitos eleitos de Limoeiro do Norte e de Iguatu justificaram ausência, por motivo de saúde. O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, fez-se representar pela secretária executiva, Nagyla Drumond.
Os dirigentes municipais foram unânimes, em afirmar, que a UECE é reconhecida na qualificação dos programas de ensino, pesquisa e extensão, agradeceram o convite para o café, elogiaram a iniciativa do reitor Jackson Sampaio, e se colocaram à disposição das tarefas, nos Governos Municipais e na mediação com as respectivas Câmaras Municipais. .
UECE e sua Dimensão
A UECE ocupa o 8º lugar no ranking da Folha de São Paulo, entre as universidades estaduais do país, e a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em números, ela tem 500 alunos de ensino técnico de nível médio, 19 mil alunos de graduação, dois mil alunos de pós-graduação lato sensu e 1.800 alunos de pós-graduação stricto sensu, 806 professores efetivos, 300 professores substitutos, 260 servidores técnico-administrativos, 500 trabalhadores terceirizados, cinco cursos técnicos de nível médio, 68 cursos presenciais de graduação, 12 cursos de graduação à distância, 90 cursos de pós-graduação lato sensu, 14 mestrados profissionais, 18 mestrados acadêmicos, 10 doutorados, 172 grupos de pesquisa cadastrados, 138 laboratórios e 157 projetos de extensão. Estes últimos atendem, na média do último triênio, 150 mil pessoas beneficiadas/ano.
Os principais desafios da UECE para os próximos quatro anos são: 1- planejar segurança e expansão gradativa do custeio e do investimento; 2- recuperar o quadro docente, fragilizado por aposentadorias, falecimentos e exonerações não repostas; 3- consolidar competência para incrementar a captação de recursos federais e privados disponibilizados por meio de editais; 4- implantar PCCV dos servidores técnico-administrativos e iniciar recuperação do quadro por meio de concurso, que se encontra aberto para inscrições, até o próximo dia 16 de dezembro, com 135 vagas para nível superior e médio; 5- viabilizar as seis unidades de ensino localizadas no interior do estado como centros de excelência em formação de professores; 6- incrementar processos de segurança documental, digitalizando mais de 150 mil documentos; 7- incrementar processos de segurança patrimonial e de pessoas, com instalação de videomonitoramento em seus 12 campi; 8- aumentar a qualificação da infraestrutura de acessibilidade; 9- aumentar a qualificação da rede de laboratórios de ensino de graduação; 9- aumentar a qualificação da infraestrutura de pesquisa para pós-graduação e pesquisa; e 10- aumentar a qualificação de seu parque de inovação e tecnologia.
-
Iguatu7 dias atrás
Iguatu – Confira as principais notícias da área policial no programa Mais Notícias de hoje, 05 Dezembro 2024
-
Videos22 minutos atrás
Balaio de Gatos: Quem fica sofrido com as verdades que trazemos: acalme seu coração. É Iguatu que importa!
-
Videos24 horas atrás
Balaio de Gatos: Gestão de Iguatu omite bloqueios sucessivos e ignora propostas de acordo
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos: Servidores municipais em greve a partir de hoje
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos: AIJE questiona a lisura das eleições municipais de Iguatu em 2024
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos: Prefeitura não paga salários! Chega de silêncio e de desculpas políticas! É hora de ATITUDE!
-
Iguatu23 horas atrás
Monsenhor Afonso Queiroga é homenageado na Câmara de Iguatu
-
Iguatu24 horas atrás
Servidores de Iguatu suspendem greve após pagamento de vencimentos