Brasil
Presidente da Cruz Vermelha no Brasil é afastado temporariamente para investigações
O presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals de Alencar, foi temporariamente afastado de suas funções devido a investigações relacionadas a alegados abusos e irregularidades na gestão da organização. A decisão provisória foi emitida na última segunda-feira (5) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF).
Júlio Cals de Alencar, um jornalista nascido em Fortaleza, ocupou o cargo de presidente da filial da Cruz Vermelha no Ceará em 2013 e, dois anos depois, tornou-se presidente da regional Nordeste. Em 2016, assumiu a presidência nacional da organização.
A assessoria de imprensa do presidente da Cruz Vermelha Brasileira emitiu um comunicado sobre o assunto, afirmando: “Estamos absolutamente tranquilos sobre a decisão liminar, monocrática, não colegiada do TJDF, que deve cair a qualquer momento, por tratar-se de denúncia vazia.” E acrescentou: “Não há fato administrativo que sustente a medida. Nem qualquer veracidade. O que ocorre é apenas uma reação desesperada e desproposital para promover ruídos em retaliação à cobrança por mais transparência e prestação de contas exigidas de todas as filiais no país.”
Júlio Cals de Alencar já havia sido afastado em julho pela Comissão de Ética da Cruz Vermelha Brasileira devido a alegados abusos, irregularidades e práticas ilícitas. Ele recorreu da decisão junto ao TJDF, que foi temporariamente revogada pela Juízo da 4ª Vara Cível de Brasília. No entanto, filiais da organização em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entraram com recurso buscando manter o afastamento, e esse recurso foi acatado pelo desembargador Alfeu Machado, do TJDF. O afastamento, a princípio, terá uma duração de 60 dias.
-
Ceará2 dias atrás
Em celebração aos 40 anos de carreira, Raça Negra anuncia show em Fortaleza
-
Ceará5 dias atrás
Censo Penitenciário: Maioria dos presos no Ceará tem entre 26 e 29 Anos, são evangélicos, solteiros e heterossexuais
-
Brasil4 dias atrás
A primeira deflação em mais de um ano diminui a pressão sobre o Banco Central para aumentar os juros, afirmam analistas.
-
Futebol5 dias atrás
Neymar deve chegar a mais de um ano sem jogar, após fazer novos exames
-
Ceará2 dias atrás
O Instituto Myra Eliane está com inscrições abertas para o Projeto Potência Feminina, oferecendo cursos gratuitos para mulheres
-
Curiosidades4 dias atrás
Mulher brasileira faz descoberta histórica de par de buracos negros supermassivos
-
Esportes5 dias atrás
Brasil encerra Paralimpíada no top 5 do quadro de medalhas
-
Empregos5 dias atrás
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa segunda-feira, 09